segunda-feira, 9 de abril de 2012

ENTREVISTA COM NAZARENO CONSELHEIRO TUTELAR E DONO DO RFC (RONAZA FUTEBOL CLUBE)

Foto: Cícero - Nazareno

Por duas vezes você foi eleito para conselheiro tutelar com uma boa porcentagem de votos. A que você atribui isso? "Justamente pela minha atuação no esporte. Desde muito cedo eu comecei treinando meninos, formando equipes, então agora eles me ajudaram votando e conquistando votos."

Você houve muitas críticas à atuação do Conselho Tutelar? "Sim, mas você sabe que nós temos que cumprir o estatuto, mas muitas coisas ficam pendentes. Por exemplo: nós ainda não temos um carro, e isso dificulta nossa atuação."

Quais são as principais denúncias que chegam até vocês? "Alunos sem estudar; menores até tarde nas ruas... com relação às drogas, vem aumentando, inclusive este ano estamos elaborando um projeto para desenvolvermos principalmente nas escolas."

De onde vem o apelido Ronaza? "Eu era fã de Romário, jogava bem, e tinha alguma semelhança com o jogo dele." Misto de Romário e Nazareno.

Você jogou na seleção do Lajes? "Joguei. Acho que fui um dos atletas que mais vestiu a camisa de futsal do Lajes, foram uns oito anos direto."

Me diga cinco atletas da década de noventa que lhe marcaram pelo futebol apresentado! "Jeronço, João Baixinho, Cocão, Faguinho (goleiro)... Vanú foi um dos melhores jogadores não só de Lajes, mas da região.  Aqui na região central não tinha outro como ele, mais em campo que em salão."

Cite alguns atletas da atualidade que se destacam! "Rafael de Paulinho, Fernandinho, Breno, Geovani goleiro (mas são jogadores que tem que se fazer um bom trabalho encima deles), Juninho de Ticoca, o próprio Augusto... Vandinho é um bom atacante, principalmente em campo por ser habilidoso e muito rápido."

Quando surgiu o RFC? "Em 2002, no início eu jogava no Grêmio de Ciço, nesse time eu treinava alguns meninos, como eles não tinham espaço no Grêmio eu formei o RFC, que era o juvenil do Grêmio."

Você é reconhecido pelo seu trabalho no esporte lajense? "Sou por uma boa parte das pessoas mas acho que poderia ser mais. O RFC disputou um torneio em São José de Mipibu com 45 equipes, e nós fomos vice campeões, você sabe que onde o RFC vai ele é um dos favoritos seja em campo ou salão, embora sejamos mais competitivos em salão. Nesse torneio eu tirei dinheiro do meu bolso para pagar transporte, inscrição..."

Além da sua equipe, quem você aponta como favorito para para vencer o Municipal de Mine Campo? "Boca J.r., Fluminense e Vasco... Se Saldanha conseguir manter a base que venceu o Municipal de Salão, o Botafogo é um dos francos favoritos, mas acho difícil porque os jogadores dele se destacaram muito, então são cobiçados."

Lajes levará duas equipes para a copa da Inter TV Cabugi de Futsal. Na sua opinião isso é bom ou ruim? "Eu acho que é ruim porque as duas equipes vão representar o nome de Lajes, então deveria estar unida para ficar mais forte.

Na Copa Torreão de Futebol, Lajes teve uma exibição muito abaixo do que poderia render. A que você credita isso? "Eu acho que deveria haver mais campeonatos, para que os jogadores estivessem em atividade e entrosados. Além do Municipal deveria haver uma Copa Lajes ou outros eventos assim. Mas ainda assim, acho que Lajes ainda tem a melhor equipe de futebol de campo da Região Central."

Nenhum comentário:

Postar um comentário