sábado, 14 de abril de 2012

PATRIMÔNIO CULTURAL DE LAJES - CURADEIRA MARIA CAVALCANTE

Foto: Blog do Cícero - Maria Cavalcante Curando

Eu tenho o privilégio de ter nascido em uma década que me permitiu alcançar várias transformações, mas privilégio ainda em alcançar alguns costumes culturais que daqui há alguns anos (pode demorar ou não), as pessoas só vão falar que existiu. talvez meus netos ou bisnetos digam: "Vovô Cícero ainda alcançou e registrou a arte dos curandeiros", mas espero que dure mais para o bem da cultura.

Dona Maria é um exemplo dessa arte milenar e que ainda existe principalmente no Nordeste brasileiro.
Nome: Maria José Cavalcante - 66 anos
Naturalidade: São Tomé. 
Esposa do quase centenário, José Miúdo
Mãe do sanfoneiro Chico Gago

Veio para Lajes aos 25 anos de idade; aprendeu a profissão com seu pai: José Cavalcante Filho; mãe de 8 filhos; costuma curar dor de dente, ramo, espinhela caída, dor de ouvido... Ela mesma disse: "eu não curo ninguém, quem cura é Deus."

Nossa cidade ainda tem outros curandeiros desse que curam com ramos de plantas como: Seu Bosco, Dona Chiquinha, Dona Maria Anália, Estelita, entre outros.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário