terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fogo ameaça vegetação e animais silvestres na Serra do Lima, em Patu


Bruno Campelo
Volentários usando folhas de coqueiro verde para apagar o fogo

Cezar Alves/Da Redação

O fogo está consumindo parte da vegetação da Serra do Lima, em Patu, há cerca de dois dias, ameaçando não só a vegetação nativa, mas também várias espécies de animais silvestres, como o macaco prego e o tatu.

Na noite desta segunda-feira, 27, o Corpo de Bombeiros de Mossoró foi chamado e a população de Patu subiu a serra para ajudar a debelar as chamas junto com muitos moradores de Patu que foram chamados atraves de carro de som e rádio.

A ocorrência foi comunicada as autoridades por Sherman Suassuna. Segundo ele, o vento forte e a vegetação seca proporcionou um fogo de grandes proporções na Serra do Lima, na região do Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis. 

Os voluntários foram convocados através do rádio. O radialista Fábio Praxedes foi que pediu, através da FM Educadora Patuense, ajuda dos voluntários. Outro que contribuiu com o chamado foi Josa Kung-Fú, que usou um carro de som.

Os voluntários estão usamos folhas de coqueiro para apagar as chamas.

Apesar de todo o esforço, as chamas continuam avançado. A preocupação principal é que a região é muito acidentada, de difícil acesso. Sherman Suassuna destaca que estão preocupados, pois a serra de Patu é onde vive muitos macacos pregos, além de vários outros tipos de animais, que segundo ele, certamente estão ameaçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário