quarta-feira, 12 de junho de 2013

A HISTÓRIA EM LUTO - MORRE JACOB GORENDER

Morreu em São Paulo nesta terça-feira (11), aos 90 anos, o historiador e militante comunista Jacob Gorender. Um dos mais importantes historiadores marxistas brasileiros, Jacob teve como principal obra a tese O Escravismo Colonial de 1978, onde apresenta sua teoria para a compreensão da história colonial e imperial brasileira com base na apresentação do escravismo colonial, um modo de produção historicamente novo. Entre seus trabalhos também se destacam A burguesia brasileira (1981) e Combates nas trevas (1987)
Um dos maiores historiadores brasileiros, Jacob foi preso político na ditadura militar

De acordo com o site da Editora Fundação Perseu Abramo, responsável pela publicação de diversos livros de Gorender, ele estava na UTI há um mês e meio.

Nascido em Salvador, em 20 de janeiro de 1923, ele ingressou no Partido Comunista Brasileiro (PCB) ainda estudante, durante a II Guerra Mundial, na Itália, onde integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Gorender deixou o PCB na década de 60 para fundar o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Em 1964, após o Golpe Militar no Brasil, Gorender foi preso e passou para a clandestinidade política.

Retirado de: http://www.jb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário