segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Artista constrói ilha autossuficiente usando 250 mil garrafas PET


Criado pelo britânico Richart Sowa, o local é alimentado por painéis solares e energia das ondas.

Utilizando mais de 250 mil garrafas PET, o artista britânico Richart Sowa construiu sua própria ilha artificial nas águas quentes da costa mexicana, nas proximidades de Cancun. Chamado de Joyxee Island, o lugar é bem resistente e aproveita o lixo despejado na natureza.

Também conhecido como Rishi, o artista britânico levantou uma ilha de quase 30 metros, com hortas e árvores frutíferas no espaço, que abriga três praias, uma residência alimentada com painéis solares e uma máquina de lavar abastecida com a energia das ondas. Além disso, a ilha também possui lagoas, cachoeiras e até um rio artificial.

Para dar vida à estrutura, os resíduos plásticos encontrados no mar são misturados com raízes de plantas, deixando não só a paisagem mais bonita, mas também aumentando a resistência da ilha a chuvas e outros fenômenos climáticos. Segundo o site Hypeness, em 2005, o local foi arrasado com a passagem do furacão Emily – mas, em três anos, a Joyxee Island estava quase totalmente restaurada.

As fotos acima (Reprodução/Kickstarter) mostram as etapas de construção da ilha artificial.

Atualmente, a ilha é destino de excursões de colégios, em que os estudantes aprendem mais sobre sustentabilidade e ecologia. No entanto, segundo o Wikipedia, as autoridades públicas do México reconhecem a Joyxee Island como um “Eco Barco”, que precisa cumprir as determinações de navegação impostas no país latino.

No Brasil, o projeto Ilha PET luta pela construção de ilhas com garrafas nas cidades amazonenses de Manaus e Maués, retirando do meio ambiente mais de um milhão de garrafas. Nos locais flutuantes, deverão acontecer palestras, workshops e oficinas de manuseio de PET (por exemplo, como utilizar o material para dar vida a novos objetos).

Retirado de: http://ciclovivo.com.br/noticia/artista-constroi-ilha-autossuficiente-usando-250-mil-garrafas-pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário