sábado, 28 de dezembro de 2013

Garoto de nove anos é o mais jovem a chegar ao topo do Aconcágua

Tyler Armstrong consegue autorização especial na Justiça para realizar o feito

Por GloboEsporte.com Buenos Aires, Argentina

Tyler Armstrong é um garoto americano de apenas 9 anos, mas provou ser mais destemido que muitos adultos ao se tornar o mais jovem a alcançar o topo do Monte Aconcágua, na Argentina, o pico da América do Sul a 6.962 metros de altura. O recorde anterior era de Matthew Moniz, também americano, que tinha 10 anos ao chegar ao cume em 2008. O menino realizou o feito ao lado de seu pai Kevin Armstrong e de um guia. Apenas 30% das 7 mil pessoas que tentam a façanha a cada ano conseguem, de fato, realizá-la.

Aos 9 anos, Tyler se torna o mais jovem a subir o Aconcágua (Foto: Agência AP)

- Você pode realmente ver a atmosfera do mundo lá em cima. Todas as nuvens estão abaixo de você, e é muito frio - descreveu o jovem recordista à Associated Press.

Para chegar ao cume da montanha, Tyler e família tiveram que obter permissão da Justiça na Argentina, que é normalmente negada a menores de 14 anos. Para convencer o juiz, eles fizeram um caminho em que não é necessário escalar ou fazer o uso de cordas. Além disso, a subida do Aconcágua tinha também intuito de levantar fundos para a organização "Cure Duchenne", que faz pesquisa sobre distrofia muscular em crianças.

Tyler revelou que seu pai Kevin quase desistiu antes de chegar ao cume:

- Ele é um paizão, mas, a 20 mil pés (pouco acima de 6 mil metros), ele queria retornar. Eu o fiz seguir em frente. No entanto, no dia em que estávamos descendo a montanha, ele estava com uma bolha em seu pé que estourou. Ele chegou ao cume e tudo, mas a bolha estourada o obrigou a descer a trilha em cima de uma mula - contou à AP.

Esta é a segunda grande montanha que Tyler chega ao topo. Quando tinha oito anos, ele conquistou o cume do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, o ponto mais alto da África. A próxima aventura do jovem montanhista é escalar o Monte McKinley, no estado do Alasca, nos Estados Unidos, o pico da América do Norte. Para chegar lá, porém, ele vai precisar de um patrocinador, já que seus pais gastaram muito com o desafio no Aconcágua e não irão conseguir financiar outra escalada do gênero tão cedo.
alpinismo tyler armstrong aconcágua (Foto: Agência AP)Tyler chegou ao cume do Aconcágua acompanhado do pai, Kevin, e de um guia (Foto: Agência AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário