quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

'Cachorra-tatu' faz buraco para 'viver' em quintal de casa em Pouso Alegre

Animal cavou 'túnel' de cerca de 1,5 metro sob cimento no quintal. Veterinária diz que carência e gravidez psicológica podem explicar atitude.

Samantha Silva Do G1 Sul de Minas
'Cachorra-tatu' fez buraco para 'viver' em casa de Pouso Alegre (Foto: Daniela Ayres/Arquivo pessoal)

Um comportamento no mínimo interessante fez com que uma cadela chamada Betty Boop "construísse" uma casa diferente para si: um buraco no quintal da casa onde mora, em Pouso Alegre (MG). A vala, com cerca de 1,5 metro de comprimento, foi cavada no fim de dezembro pelo animal, que desde então habita o "túnel".

"Ela passa o dia todo lá, e só sai quando eu chego", conta a dona da cachorra, a jornalista Daniela Ayres.

Segundo Daniela, na semana passada, ao chegar do trabalho, ela chamou por Betty Boop, e o bicho não latiu nem fez nenhum outro barulho.

"Aí fui procurá-la e comecei a ficar preocupada quando não a via em lugar nenhum. Depois de muito chamar, de repente, vi o focinho dela apontando do buraco e ela saindo com aquele jeito preguiçoso", relata a dona.

Apesar de ter um canto com sombra onde sempre dormiu, desde que fez o buraco Betty tem passado praticamente o dia todo no local, e só sai quando a dona chega em casa.

"Não sei se é por causa do calor, mas ela fez o buraco e agora não sai mais de lá, só quando eu chego ou quando há outras pessoas na casa", afirma Daniela.

A ciência explica
Segundo a veterinária Caroline Harumi Fugiwara, de Pouso Alegre, entre os motivos que podem ter feito a cadela cavar um buraco no quintal para "morar" está uma possível carência do animal, mudanças no ambiente em que ela vive ou, ainda, uma gravidez psicológica.

"Se ela não for castrada, um desequilíbrio hormonal pode fazer com que ela pense que está prenhe. Então, ela faz uma espécie de ninho para ter os filhotes. Mas isso é uma coisa que precisa ser analisada, pois a 'pseudociese' (nome médico da gravidez psicológica) vem acompanhada de outros sintomas", explica Caroline.
Imagens registradas pela jornalista dona da cachorra mostram 'Betty Boop' entrando no 'túnel' onde passa o dia em Pouso Alegre, MG (Foto: Daniela Ayres/Arquivo pessoal)

No caso de mudanças no ambiente em que o animal vive, a cadela pode estar se sentindo sozinha ou carente, e aí faz um buraco para se "proteger" ou apenas para chamar a atenção do dono, segundo a veterinária.

A dona de Betty Boop acredita mais nessa teoria para explicar o comportamento do animal. "Minha irmã, que mora comigo, está de férias desde o final do ano passado, e a Betty tem ficado mais sozinha desde então", diz. Segundo Daniela, foi exatamente nessa época em que a cachorra resolveu começar a "construir o ninho".

No início desta semana, o buraco de Betty foi coberto, já que Daniela estava preocupada com o cimento do quintal, que poderia ceder com a vala. Agora, a dona espera a reação da cadela após o fechamento do "túnel" onde ela vivia.

"Se eu a conheço bem, acredito que vá começar a cavar novamente a terra, para refazer o buraco", analisa Daniela

Nenhum comentário:

Postar um comentário