terça-feira, 21 de janeiro de 2014

DIFERENÇA ENTRE A CORAL FALSA E A VERDADERA

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CORAL FALSA (Oxyropus trigeminus)
Serpente conhecida popularmente como Falsa Coral e cientificamente como Oxyropus trigeminus, pertencendo atualmente a família Dipsadidae (antes Colubridae). As cores de suas escamas são vermelha,preto e cinza claro, sendo essas cores dispostas em anéis incompletos e irregulares pelo corpo.

Sua dentição é do tipo opistóglifa(dentes sulcados inoculadores de veneno na região posterior dos maxilares superiores). Devido a essa posição dos dentes, normalmente não representa perigo para homem, sendo por isso considerada não peçonhenta. Quando sente-se ameaçada torna-se agressiva.

Essa Falsa Coral ocorre na região Nordeste do Brasil. Alimentam-se principalmente de lagartos e em menor freqüência de pequenos mamíferos (CUNHA & NASCIMENTO, 1983; VANZOLINI et al. 1980; ZAHER, 2000). Como sua coloração imita a da Coral Verdadeira, pode chegar a ser evitada por predadores. Essa espécie de falsa-coral distribui-se por regiões de vegetação aberta brasileiras,campos e matas. É uma serpente de hábitos diurnos,noturnos e terrestre.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CORAL-VERDADEIRA(Micrurus ibiboboca).
Popularmente conhecida como coral,coral-verdaeira ou ibiboboca, a espécie Micrurus ibiboboca pode chegar a 1,33m de comprimento,são ativas durante o dia e a noite e possui hábitos semifossorial.habita florestas,sendo encontrada nos biomas mata atlântica,caatinga e cerrado.ocorrem em todo nordeste brasileiro e tambem nos estados do RJ,ES e GO.alimentam-se de cobras,cobras-cegas,cobras-de-vidro,lagartos,roedores e marsupiais.quanto a reprodução ,são ovíparas,põem ovos com embriões.serpente altamente peçonhenta com dentição do tipo proteróglifa:na maxila superior há 2 dentes anteriores com sulco,por onde escorre veneno.quando pertubada,ergue a cauda,expondo a superfície ventral colorida.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: REINO:Animalia
FILO:Chordata
CLASSE:Reptilia
ORDEM:Squamata
FAMÍLIA:Elapidae
GÊNERO:Micrurus
ESPÉCIE:Micrurus ibiboboca (Merrem,1820)

Nenhum comentário:

Postar um comentário