sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EMPARN TEM BOAS PREVISÕES DE CHUVAS PARA O RN ENTRE MARÇO E MAIO

Canindé Soares
Emparn prever índices normais de chuvas para Rio Grande do Norte entre março e maio.

Gargalheirasseca14
A equipe de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apresentou à imprensa, na manhã desta sexta-feira (21), no auditório da Governadoria, o relatório da análise e previsão climática para o Rio Grande do Norte para o período de março a maio de 2014. A perspectiva é que as chuvas no Estado atingirão os níveis de normalidade, entre 301 e 401 milímetros.

De acordo com Gilmar Bistrot, meteorologista da Emparn, a previsão é de 45% que os índices pluviométricos atingirão níveis normais no Rio Grande do Norte. Entretanto, a previsão para ser abaixo do normal é de 30% e acima do normal, 25%.

O especialista explica que a possibilidade de normalidade das chuvas acontece devido às temperaturas do Oceano Atlântico e Pacifico, nos quais apresentaram um comportamento próximo do normal. Uma mudança desse resultado pode acontecer, caso ocorra alterações no Oceano Atlântico.

Esse documento é o resultado dos estudos da III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, que teve a participação de representantes dos centros estaduais de meteorologia do Nordeste, como Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e instituições afins.

Durante o mês de março, será realizada, no estado de Pernambuco, a I Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste da Região Nordeste, além de reavaliar as condições para o Norte da Região Nordeste, com coordenação da Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC).

(FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA. FEITA 26 DE ABRIL DE 2009

Texto e fotos de: http://canindesoares.com/
Com recorte de Cícero Lajes

Nenhum comentário:

Postar um comentário