quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

UCRÂNIA: ENTRE O TIGRE E O LEÃO (MINHA OPINIÃO) SERÁ QUE ALGUÉM LER?

                       

Testo de Cícero Lajes

É dessa forma que vejo a situação atual da Ucrânia, um país com sérios problemas econômicos disputada ferozmente pela Rússia e União Europeia. Experiências do passado e também atuais mostram que  tanto um quanto o outro pode pode salvar a Ucrânia de seu colapso, como também contribuir de vez com sua ruína no campo social, político e econômico. Afinal as verbas  oferecidas ao país não são ajudas financeiras a um país necessitado, ela será cobrada através de altos juros e compra de produtos e serviços estrangeiros

Fazer parte da extinta URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), garantiu uma certa estabilidade a este país, mas deixou consequências amargas como o acidente nuclear de Chernobil, que ainda hoje oferece perigo à humanidade, pois o antigo sarcófago venceu seu prazo de validade e o país não tem recursos para a construção de outro. Afinal, a Rússia lucrou a maior parte do que deu certo.

Fazer parte da União Europeia também mostra-se amargo para países com indústria e economia inferior aos poderosos do grande bloco. Países como Grécia, Espanha, Portugal e, periodicamente a própria Itália (um dos grandes, mas muito corrupta e com desigualdade entre Sul e Norte), sofrem com a concorrência de um mercado que é uma verdadeira cilada. Como os Estados Unidos fariam com o Brasil caso a ALCA tivesse ido adiante.

Difícil saber quem é o tigre ou o leão,e qual seria o menos prejudicial a ponto de oferecer uma sobrevida ao país que um dia já foi território de uma potência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário