quinta-feira, 3 de abril de 2014

ESTADOS UNIDOS FINANCIARAM O GOLPE DE 1964 NO BRASIL


Uma reportagem do Jornal do SBT hoje, 03/04/2014 mostrou conversas entre Presidentes dos EUA e seus embaixadores no Brasil. Segundo a reportagem que contou com o apoio de um historiador brasileiro e um americano: "Os Estados Unidos financiaram uma séries de propagandas contra a imagem do então presidente João Goulart para desmoralizá-lo no Brasil e em outros países; infiltraram agentes da CIA e enviaram uma tropa  de navios de guerra para uma intervenção militar." Como Goulart renunciou, a operação não foi concluída, mas o Brasil herdou uma dívida devido a operação de deslocamento, esta nunca foi paga. 

Interessante: Os Estados Unidos é o primeiro país a falar em soberania nacional e também o primeiro a desrespeitá-la. Este país nunca se retratou com o povo brasileiro pelo horror que sua intervenção causou em nosso país.  

Contexto: - O fato está no contexto da Guerra Fria, período da queda de braço entre Estados Unidos e URSS (hoje Rússia) pela hegemonia política, econômica e militar no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário