quarta-feira, 21 de maio de 2014

JIBOIA (COBRA DE VEADO) NO CABUGI

 Juninho, mais conhecido como Parda, morador do São Judas, me presenteou com essa bela foto. Trata-se de uma jiboia, mais conhecida como cobra de veado. Ela estava na trilha do Pico do Cabugi, provavelmente  iria abrigar-se em um buraco que fica em uma estreita vala. O mesmo me falou que não matou o animal. Parabéns pela atitude.

Um comentário:

  1. Animal belíssimo! Parabéns ao senhor "Juninho" que deixou o animal vivo em seu habitat. É nosso desejo que cada vez mais as pessoas tenham essa atitude diante dessa serpente inofensiva para o homem.
    Conhecida popularmente como jibóia,cobra-de-veado,anaconda,boiaçu ou jacucanga , a serpente Boa constrictor é encontrada em todos os biomas brasileiros. Habita campos,matas e cerrados. De hábito semiarborícola(terrícola e arborícola),sendo encontradas no chão e até 5m de altura em galhos de árvores.
    São ativas tanto durante o dia quanto à noite e ficam mais ativas em períodos chuvosos. Quanto à reprodução são vivíporas. Após uma gestação que varia de 127 a 249 dias,nascem de 8 a 55 filhotes por ninhada,entre novembro e fevereiro,medindo de 25 a 50cm de comprimento. Mas quando se tornam adultas podem atingir 4m de comprimento. Apresenta vestígios ósseos de cintura pélvica e membros posteriores:o par de esporões localizados ao lado da abertura cloacal.
    Quando sente-se ameaçada pode se defender dando golpes com a cabeça ou botes ,pode morder se for manuseada. Quando irritada expira o ar dos pulmões com violência, que ao passar pela glote faz um ruído característico,conhecido como o “Bafo da Jibóia”. Como todos representantes da família Boidae não são peçonhentas,apresentando dentição do tipo áglifa(dentes iguais sem presas inoculadoras de veneno) matando suas presas por constricção,que geralmente são aves,lagartos e roedores.
    FONTE:
    http://seresvivosdorn.blogspot.com.br/2010/02/informacoes-gerais-sobre-jiboiaboa.html

    ResponderExcluir