sexta-feira, 20 de junho de 2014

A MALANDRAGEM BRASILEIRA QUE TANTOS ENALTECEM, ENVERGONHA OUTROS

No campo da malandragem, os EUA são pernas de pau (© AP)
O texto abaixo é de um cara que não gosta tanto de futebol mas ainda consegue torcer pela seleção de vez em quando (Cícero Lajes).

Sinceramente a grande mídia e o povo brasileiro deixa muito a desejar em matéria de fair play esportivo: pênaltis simulados (Fred 2014...), cai cai (Neymar e tantos outros), jogadas violentas (Lembram de Leonardo 1994, Felipe Melo 2010?).  

Mas nosso povo induzido pela Globo e Bandeirantes culpam sempre os argentinos, uruguaios e paraguaios pelo anti jogo, catimba, desonestidade... Como não estamos acostumados com a derrota preferimos vencer desonesto que perder honestamente e ainda achar que isso é certo porque nos faz feliz mesmo sendo errado. Mas isso tem um preço lá fora, onde muitos brasileiros são taxados da mesma forma que alguns jogadores são.

Vi um texto postado  por meu amigo historiador Laelson Lourenço em seu Facebook e concordo com o autor, só trocaria o nome dos países: Estados Unidos Por Japão.

A matéria é do The New York Times por isso tem uma visão das virtudes norte americanas. Se fosse feita por alguém a patriota, o melhor exemplo seria o Japão, estes sim são exemplos dentro e fora de campo. Sua torcida é extraordinária. A frase abaixo se adéqua melhor ao país asiático do que ao americano: ... "mas é claro que a natureza americana é tentar fazer as coisas da maneira mais justa, deixar o jogo o mais honesto possível. Os americanos são assim.” Trocaria Estados Unidos por Japão porque saio do campo esportivo e entro no militar e político.

Veja a matéria abaixo em: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário