terça-feira, 1 de setembro de 2015

Opinião Sobre os Refugiados da África e Ásia Entrando na Europa


Texto: Cícero Lajes

No ato que convencionou-se chamar de Neo Colonialismo a Europa invadiu países da África e da Ásia e os repartiram entre si. Apoderaram-se de riquezas minerais, desrespeitaram os limites geográficos já existentes, as diferenças étnicas, os acordos vigentes, armaram inimigos e  impuseram sua própria ordem. Desorganizaram ainda mais os territórios que historicamente já vivia em polvorosa relação exterior e interior. 

Os dois continentes sofrem ainda hoje o preço da intervenção europeia e foi ainda mais acentuada depois da invasão norte americana no Iraque e Afeganistão. A Primavera Árabe também ainda não alcançou os anseios que o mundo pensou que alcançaria, e muitas intervenções resultaram em guerras civis aumentando o número de mortes e a miséria.

Agora que estes povos precisam do refúgio europeu onde as oportunidades são tentadoras, a mesma Europa vira as costas e ergue cercas de arames, muros fortificados, fecham as fronteiras e colocam força humana de plantão para proteger suas riquezas construídas em muito devido sua atuação exploradora nos países em convulsão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário