quinta-feira, 1 de outubro de 2015

POR QUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA?

Uma das melhores coisas da vida é ir à praia se banhar no mar, não é verdade?! O único problema é quando engolimos litros da água do mar…..salgada.

Quantos de nós não pensa que o sal, simplesmente surge do mar. Não é bem assim que acontece e ao contrário do que se pensa, o sal do mar, não é idêntico ao sal de cozinha. A água do mar apresenta cloreto de magnésio, cloreto de potássio, bicarbonato de cálcio e muitas outras substâncias. Nós sentimos o sabor salgado da água, pois o cloreto de sódio nos mares é a substância mais abundante.

Por incrível que pareça, os rios são os grandes responsáveis pela salinidade da água do mar. São eles os responsáveis pelo desgaste das rochas, retirando os sais mineiras que acabam se acumulando no mar, que é o destino final da maioria dos rios no planeta.
Os oceanos são os grandes responsáveis pela maioria da água evaporada em direção à atmosfera formando as chuvas. Mas nem toda a água que cai em forma de chuva cai sobre eles. Já os rios recebem mais águas da chuva e contribuem menos com a formação delas.

Ao longo de sua trajetória, os rios carregam substâncias que quando se unem aos sais minerais tirados das rochas com a força da água, formam o cloridrato de sódio que se acumula no mar ao longo do tempo, uma vez que o sal não evapora com a água. Estudos mostram que a cada ano, mais de dois milhões de toneladas de sal dos diversos tipos são depositados no mar pelos rios.
Curiosamente, a água mais salgada do mundo, está localizada em um lago, que por sua característica é chamada de mar. O conhecido Mar Morto possui 67 km de comprimento e 18 km de largura em seu ponto mais largo e é alimentado pelo Rio Jordão que banha a Jordânia e a Israel. Estas águas são tão salgadas e densas que tonam o ambiente hostil não havendo vida no local. Neste lugar devido a grande concentração do sal ,a altíssima densidade da água faz com que seja muito fácil boiar. Dizem que a concentração de sal neste mar é quase 9 vezes maior que nos demais oceanos. Mas o que faz a água ser tão diferente é a quantidade de outros minerais, como bromo e magnésio. Essa combinação faz com que os fenômenos mais curiosos possíveis aconteçam no Mar Morto e que o gosto da água seja horrível. Como o Mar Morto é famoso por suas propriedades medicinais, é comum ver banhistas se besuntando de lama as suas margens.
                                                                         Banhista com pé de lama boiando no Mar Morto.
.
Outro ponto interessante é que mares e oceanos são diferentes. Os mares, são as águas salgadas com pouca profundidade e circulação restrita que banham os continentes onde existe a interferência terrestre que pode modificar sua composição. Já os oceanos são águas bem mais profundas de livre circulação, estão bem distantes das costas, mantendo suas características intactas sem interferência terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário