quinta-feira, 1 de outubro de 2015

TORRE DE ENERGIA SOLAR SERÁ CONSTRUÍDA EM CAIÇARA DO RIO DO VENTO EM 2016

Duas torres solares serão construídas no Brasil em 2016
A construção de duas usinas solares com torre central no Brasil -- uma em Pirassununga, São Paulo, e a outra em Caiçara do Rio dos Ventos, Rio Grande do Norte – foi anunciada pelo projeto SMILE(link is external) -- Sistema Solar Híbrido com Microturbina para Geração de Eletricidade e Cogeração de Calor na Agro Indústria. Cada uma das torres terá 100kW de potência instalada e serão utilizadas para suprir as necessidades elétricas e de calor de processo ligadas às atividades agroindustriais de laticínios e matadouro.

A construção das usinas está prevista para iniciar em janeiro de 2016, com início da operação em dezembro do mesmo ano. A princípio, não haverá armazenamento térmico, mas ambas as plantas serão construídas com a possibilidade de implementação dessa tecnologia numa futura etapa. Para auxiliar a produção em momentos de baixa ou nenhuma disponibilidade de radiação solar, serão utilizadas caldeiras auxiliares movidas a biodiesel em um sistema de geração híbrida.

A usina construída na cidade de Caiçara do Rio do Vento – RN será uma planta comercial de propriedade da Solinova, empresa nascida na USP em 2008 para desenvolver tecnologia nacional de geração hibridizada de energia elétrica e térmica em alta temperatura. ARadiação Direta Normal (DNI) da região é de 1.999 kW/m²/a. A planta, que ocupará 1 ha, será composta de 75 helióstatos. Já a planta a ser construída em Pirassununga - SP terá finalidade exclusiva de pesquisa e será de propriedade da Universidade de São Paulo. A região apresenta níveis de DNI de 2.065 kW/m²/a e a área da usina ocupará cerca de 0,7ha.

O projeto Smile é financiado pelo BNDES e parceiros industriais, coordenado pelo grupo de pesquisa GREEN/USP (Grupo de Pesquisa em Reciclagem, Efidiência Energética e Simulação Numérica) do Docente Professor Dr. Celso Eduardo Lins de Oliveira, e executado em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão DLR, Elektro Eletricidade e Serviços S/A e a Empresa Solinova Inovação Tecnológica e Empresarial Ltda(link is external).

Nenhum comentário:

Postar um comentário