terça-feira, 12 de abril de 2016

ESFERA GIGANTE É ENCONTRADA NA BÓSNIA

Arqueólogos têm opiniões diferentes em relação ao que poderá representar a esfera descoberta na Bósnia.
 © DR MUNDO BÓSNIAHÁ 12 HORASPOR INÊS ANDRÉ DE FIGUEIREDO

Uma esfera descoberta num bosque perto da cidade de Zavidovici, na Bósnia, está a intrigar os moradores e a dividir opiniões, já que uns creem que se trata de um objeto histórico e outros desvalorizam-no.
PUB

Segundo o Telegraph, Semir Osmanagic, arqueólogo da Bósnia, acredita que esta poderá ser a esfera mais antiga construída pela mão do homem e que demonstra a existência de uma civilização com mais de 1.500 anos de existência.

Contrariamente, Sam Osmanagich, também da mesma área de estudo, revela que a região tinha muitas esferas deste género antes da década de 1970, em que foram destruídas após o rumor de que existia ouro no seu interior.

A opinião do arqueólogo Sam Osmanagich dividiu as opiniões dos moradores, mas o governo da Bósnia resolveu apoiar financeiramente a investigação, levando a cabo escavações na região. Porém, o presidente da Associação Europeia de Arqueólogos acredita que este projeto é “um total absurdo”.

“Há um pouco de arqueologia genuína no local e disseram-me que se tratava de algo medieval, possivelmente da Idade do Bronze ou do tempo romano, mas a especulação de que poderia haver uma estrutura com 12 mil anos por baixo é uma completa fantasia e qualquer pessoa com conhecimentos básicos de arqueologia ou história notaria isso”, referiu Anthony Harding.

Já este ano, Mandy Edwards, da Universidade da Escola da Terra, Estudos Atmosféricos e Ciências do Ambiente, de Manchester, explicou que a esfera deveria ter sido formada de forma natural, mostrando ter a certeza de que esta não foi feita pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário