domingo, 8 de maio de 2016

MEL DE LAJES ENTRE OS MELHORES DO BRASIL

Há alguns anos chegava em Lajes um curso de apicultura (manejo de abelhas). Conversando com o apicultor Gilson Nunes fui informado que Lajes já chegou a ficar em 2º lugar em uma feira de derivados de mel a nível de Brasil. Isso devido a qualidade dos produtos, pois como não temos grandes lavouras, as flores nativas das quais as abelhas retiram o néctar para produzir o mel não sofrem com agrotóxicos. Nosso único problema é que como nossa região é muito seca e os açudes costumam secar com frequência, isso não impede que os apicultores ampliem seus apiários.

Na sede do Fomento Agrícola onde funcionam a Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão Cabugi (ACOSC) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA), há uma estrutura onde s apicultores podem retirar o mel de forma praticamente industrial, em que os trabalhadores têm pouco contato com o mel evitando ao máximo contaminação. A a sala é forrada e isolada com tela na porta deixando o maquinário protegido e para evitar que entre impurezas ou insetos. Lembrando que estes produtos têm o Selo de Inspeção Municipal (SIM). Alguns produtores têm até rótulos nos produtos, os demais devem se organizar nesse sentido.


Produtos ofertados: mel engarrafado, em saches, granulados e própolis.

Abaixo: sala onde o mel é extraído e separado para ser embalado conforme a finalidade.
Abaixo fotos de quando tudo começou
As fotos abaixo foram enviadas por Boris Marino, e mostram o início da implantação da apicultura em Lajes RN.

Um comentário:

  1. Gilson Nunes - Parabens amigo cicero. quero aqui aproveitar a oportunidades e agradecer em nome de todos os apicultores do nosso municipio pelo sua matéria por uma causa tao nobre como e a apicultura, e quero tambem agradecer ao meu amigo Boris Marinho por ser um dos fundadores dessa ideia.Dizer que se a abelha for extinta da face da terra, 4 anos após não existirá ser humano sobre ela.

    ResponderExcluir