quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Governo do Estado entrega kits do Compra Direta durante Expolajes

O Governo do Estado, através da Emater-RN, realiza na próxima sexta-feira (02/09), durante a abertura da Exposição Agropecuária de Lajes (Expolajes), a entrega de novos kits do Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta). A solenidade acontece às 21h, no Parque de Exposições Nélio Dias.

Está prevista para a solenidade a presença do governador do Estado, Robinson Faria, do secretário da Agricultura, Guilherme Saldanha, da diretora geral da Emater-RN, Cátia Lopes, e demais autoridades.

Serão contemplados com os kits os municípios de Afonso Bezerra, Angicos, Fernando Predoza, Lajes, Pedra Preta, Pedro Avelino, Barcelona, Bom Jesus, São Tomé, São José de Campestre, Santana do Matos, Tangará e São Pedro. O Governo do Estado entregará 20 (vinte) balanças pequenas, 08 (oito) balanças grandes e 13 (treze) computadores. Haverá também entrega simbólica de veículos.

O Projeto de Apoio e Modernização das Centrais de Comercialização, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Compra Direta) beneficia, no total, 161 municípios do Rio Grande do Norte. Trata-se de um investimento de R$ 9 milhões e é uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Também estão previstos no projeto freezers horizontais e verticais, caixas monoblocos e paletts, ainda em fase de aquisição. Para distribuir os itens, a Emater-RN leva em conta critérios específicos determinados pelo governo federal. Os municípios devem comercializar volumes maiores ou tipos específicos de produtos adquiridos via PAA - Compra Direta.

O PAA–Compra Direta incentiva a produção da agricultura familiar, garantindo a comercialização da produção dos agricultores(as) a um preço justo, sem atravessadores, e doando a entidades de rede de ensino e socioassistencial.

EXPOLAJES – A Exposição Agropecuária de Lajes (Expolajes) é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura (Sape), Emater-RN e Emparn, em parceria com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Caprinos (Ancoc), Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Prefeitura Municipal de Lajes, IFRN, UFRN, Ufersa, Faern/Senar, Sebrae, entre outros.

A exposição acontece até o dia 4 de setembro com mostra de animais e palestras. A Emater-RN realizará dois dias de campo na sexta-feira (2), a partir das 8h30, com os temas “Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal (SIM)”, conduzido pela médica veterinária Kênia Suênia de Araújo; e “Manejo e beneficiamento de produtos apícolas”, pelo técnico agrícola e presidente da Federação Apícola do RN, Francisco das Chagas Pereira.

No sábado (3), a partir das 11h30, a Emater-RN apresentará aos participantes o projeto Médios Produtores, com a presença da médica veterinária Raquel Ribeiro Barbosa, e do engenheiro agrônomo Evilásio Dantas de Farias.

Em seguida, as técnicas da instituição Fiama Tavares, Rafaela Cunha e Ádria Silva apresentarão o projeto “Produção de Mudas (arborização das cidades)”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Assessoria de Comunicação / Emater-RN: (84) 3232-2235

Assessoria de Comunicação Social :: EMATER-RN
(84) 3232-2235
assecomemater@rn.gov.br
http://www.emater.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário