quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

MURETA DE PROTEÇÃO DE PONTEZINHA DA RN 129 A PONTO DE CAIR.

 O Riacho da Vaca Morta costuma colocar boas cheias em bons anos de inverno, tanto que já derrubou a antiga "4 Bocas da BR 304. Ao lado da BR passa a RN 129 que tem uma pontezinha, localizada entre o Posto Odon e o IFRN, que também recebe a água que sai da hoje 5 Bocas. Há vários anos essa ponte precisa de um reparo e ficou bem mais visível agora, uma das muretas que protegem a parede da pontezinha ameaça cair pela erosão sofrida pela correnteza de vários anos.

As paredes onde a ponte encontra-se parece ser bem sólida já que é feita de pedras, a mureta talvez seja apenas para diminuir o impacto da água. O problema é que se esta vier a cair pode obstruir de forma significativa a passagem da água, que poderá vir a passar por cima da ponte ou torar a RN. Para completar, há um descompasso na largura das 5 Bocas para a pontezinha da RN 129, onde a água que vem numa escala larga passa afunilada.

O Rio da Vaca Morta é afluente do Rio Salgado/Ceará Mirim
Na foto acima está as 5 Bocas na BR 304, que recebe a água do Rio da Vaca Morta
Na foto abaixo está a ponte que recebe a água que passa nas 5 Bocas

2 comentários:

  1. Quem será responsável por isso?
    Vamos procurar saber pois a situação é crítica. E não é interessante esperar cair para depois ajeitar. Parabéns Cicero pelo interesse desse blog ao meio ambiente do nosso município.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Por tratar-se de uma RN, acredito que seja de responsabilidade de um órgão estadual responsável por estradas e rodagens. Vou mandar a matéria no site dos órgãos.

    ResponderExcluir