Foto: Blog Foco Sertanejo
Neste domingo, 10/04/2011 foi realizada a "II Cavalgada do Vaqueiro", em homenagem à memória do eterno vaqueiro: Luiz Faustino. A cavalgada é realizada aos dias 10 de Abril por ser o dia de sua morte, data que se tornou o "Dia Municipal do Vaqueiro". A emoção ficou por conta dos bonitos versos de Luizinho Aboiador que lacrimejou os olhos de parentes e amigos que vieram de todas as regiões de Lajes para homenagear Luiz Faustino.
Os momentos mais bonitos foram: o início das rimas e a saída do cortejo; a chegada da caravana vinda da região de Caraúbas e Barreiras para se juntar aos vaqueiros na entrada da cidade, os carros que passavam buzinavam; a passagem na rua Tabelião José Procópio, onde Luizinho fez rimas com o poeta Antônio Cruz e Dedé Gabirú; o momento em que foi rezado o "Pai Nosso" no local da capela onde morreu Luiz Faustino; a missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição encerrando a cavalgada.
Luiz Faustino era um típico vaqueiro do sertão nordestino: corredor de vaquejadas, pegador de boi mandingueiro na caatinga, domador de cavalo, e destemido como todo vaqueiro arrojado.Sem dúvida, juntamente com Manoel Faustino é um dos responsáveis pelo respeito e reconhecimento do nome da família Faustino.
Leia algo sobre o "Dia Municipal do Vaqueiro" no Blog Lajes do Cabugi/Professor Canindé Rocha. O link está a sua direita.
Foto: Cícero - Concentração dos Vaqueiros
Foto: Cícero - Caravana de Caraúbas e Barreiras
Fotos: Cícero - Vaqueiros na Linha de Frente
Foto: Cícero - Capela de Luiz Faustino
Foto: Cícero - Oração do "Pai Nosso"
Nenhum comentário:
Postar um comentário