Como escrevi em postagem anterior, a casa de dona Jovelina guarda vários objetos que contam nossa(s) história(s). Dos que vi lá três me chamaram a atenção:
baú - devido ser um objeto que está presente na vida das famílias brasileiras desde nossa colonização até a geração dos avós dos jovens que hoje têm 20 e alguns anos (veja o filme: Desmundo). Portanto para nós é um utensílio secular, para outros povos pode ser milenar;
fogão à lenha - porque ele já oferece os moldes para a construção dos fogões atuais à gás. Eles são bem modernos se comparado com àqueles feitos de barro sobre uma plataforma de mais ou menos 1 metro;
silo - por ser um silo de zinco bastante comum no Nordeste antes de os tambores de plástico se popularizarem. Neles eram armazenados feijão, farinha, milho, açúcar, ente outras coisas.
É impressionante a quantidade de objetos antigos que dona Jovelina conserva ainda em uso em sua casa! apresento hoje: 1= espelho, apreciem o designe bem detalhado com ar de artesanato; 2 = relógio de ponteiro que marca o dia da semana; 3= cama de ferro da década de 50 comprada de segunda mão; 4= cristaleira, objeto que antecedeu e serviu de base para os modernos armários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário