Professora Laura Santos
JOÃO BATISTA CORTEZ,
Mais uma figura de destaque na cidade de Lajes, para compor a galeria de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade nas áreas social, cultural e educacional. Dessa vez, refiro-me à professora Laura Santos, nascida na Fazenda Tabuleirinho, município de Lajes, no dia 06 de julho de 1927, filha de Francisco Galdino dos Santos e Maria José dos Santos. Foram dezesseis irmãos, mas apenas oito se criaram: um homem e sete mulheres, sendo que, hoje, apenas dois deles estão vivos.
Laura começou seus estudos na cidade de Lajes, alcançando o sexto ano do que, hoje, se chama ensino fundamental. Sua professora foi Mariana Gomes, que disponibilizava um dos ambientes da própria casa para ensinar o que sabia àqueles que a ela recorriam. Após essa fase inicial, dona Laura frequentou o LOGOS, projeto destinado à formação de professores. Estimulada pelo tio Raimundo Pegado – que observara a desenvoltura da sobrinha na leitura e excelente escrita –, ela iniciou sua experiência no magistério, ministrando aulas no Grupo Escolar Pedro II. Depois, contribuiu muito para as atividades docentes no Instituto Pio X, vinculado à Paróquia de Lajes, e no Grupo Municipal Eloy de Sousa, também em Lajes.
A professora Laura buscou transmitir o melhor de si aos alunos, como ser humano e como professora. Sempre os resultados positivos obtidos por cada aluno lhe dava muita alegria. Com a troca de conhecimentos em vários locais que lecionou, teve a certeza do dever cumprido. Pois, hoje, vê isso no destaque de tantos estudantes que receberam seus ensinamentos
Quanta experiência a vida lhe proporcionou, através do importante trabalho na área educacional de Lajes! E, por isso, a cidade agradece.
Glória a Deus pela pessoa de D. Laura Santos
ResponderExcluir