No Centenário de Lajes, em 3 de Dezembro de 2023, muita gente desejou feliz aniversário e dedicou sua homenagem à cidade, usando o foto da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Muito por tratar-se de um prédio centenário (1921), e também por esse momento acontecer no mesmo período da festa da Padroeira, somado a isso, a beleza da Praça Monsenhor Vicente (Praça da Matriz) e, nossa tradição católica cristã.
Até eu, gravei um vídeo enfatizando o Cabugi, monumento que apelida nossa cidade. Contribui também para isso, o fato de alguns resistirem à política ou ao lado político vigente, confundindo a Sede do Poder Executivo, com a Sede Poder Político e Partidário. Sim, até anos atrás, era comum pintar os prédios públicos, incluindo as Prefeituras, com as cores dos partidos dos Prefeitos.
Na minha opinião, se há um prédio que simbolize o Centenário de Emancipação Política de Lajes, é o da Prefeitura. Pois, apesar de ter ficado pronto apenas em 1925 (dois anos após a Emancipação), ele foi fruto da mudança administrativa da sede do município, que passara de Jardim de Angicos para Lajes, na década anterior. Mesmo que a administração pública seja pautada em consonância com o Poder Legislativo, é na Sede do Poder Executivo, onde o setor burocrático, administrativo e político, conduzem a execução das leis, verbas e obras vitais para o município.
Se bem que, a obra que impulsionou o desenvolvimento de Lajes, que culminou em sua emancipação, em 1923, foi sem dúvida: a chegada da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte (1914), simbolizada pelo prédio icônico da Estação (inaugurada em 1918), hoje: Estação das Artes Poeta Antônio Cruz.
Curiosidade: Se a Emancipação Política de Lajes, aconteceu em 1923, e o prédio da Prefeitura, ficou pronto em 1925, onde foi de fato a primeira Prefeitura de Lajes? Lembrando que pelo Decreto Estadual nº 360 de 25/11/1914, a sede municipal, foi transferida de Jardim de Angicos para Lajes.
Mais curiosidades:
A Prefeitura, foi construída no mandato, de Manoel Januário Cabral, sendo inaugurada em 15/11/1925, já no mandato de Ulisses Vale (14/08/1925 à 01/01/1929).
Manoel Januário Cabral, era primo de Francisco de Oliveira Cabral, que também foi Prefeito de 21/01/1938 à 18/04/1945 e 30/03/1953 à 31/03/1958. Chico Cabral, como era conhecido, foi o Prefeito à época da Construção do Hospital Maternidade Aluísio Alves.
O primeiro Prefeito de Lajes (quando ainda pertencia `Jardim de Angicos), foi o Coronel Miguel Teixeira de Vasconcelos, pai de Alzira Soriano (primeira Prefeita Eleita na América Latina em 1928) e Paulo Teixeira de Vasconcelos, que veio a ser Prefeito de 31/01/1948 à 30 /03/1953.
O Prefeito do ano do Centenário, é o Jovem Felipe Ferreira de Menezes.
Lembrete - Importante ressaltar que parte dos Prefeitos da História de Lajes, não foi eleita por voto popular. Estes eram chamados de Intendentes / Presidentes das Câmaras Municipais, nomeados ou no máximo, escolhidos em um pequeno grupo político. Abra-se um hiato nesse período, para a eleição de Alzira Soriano (1928).
Créditos, fotos em preto e branco: Facebook de Flaudenízia Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário