quarta-feira, 31 de julho de 2013

OFICINA DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO NO PROJOVEM ADOLESCENTE

Eu sempre digo que o difíscio de fazer o jovem de hoje se interessar pela "História", está no fato dele não querer saber o que aconteceu ontem, mas quais as novidades de amanhã. Mas até isto também é posto em dúvida quando eles compartilham nas redes sociais: "esqueça o passado porque já aconteceu, não pense no futuro porque ainda vai acontecer, viva o agora!" Isso dar uma noção do quanto as pessoas são cada vez mais imediatistas.

Fazer o jovem lajense se interessar por sua História também não é tarefa fácil, quando eles visitam o Forte dos Reis Magos em Natal por exemplo, pra eles pouco importa com que objetivo e quem o construiu, para eles o fato mais importante é o de estar viajando, e as vezes a folia no ônibus geram mais comentários (resenhas) do que a própria aula de campo. 

De quem seria a culpa? De nossa falha herança cultural e histórica, do esquecimento de uma memória em detrimento de outra, e nesse caso o poder econômico quase sempre se sobressai. Pois é, a História é um campo de batalhas, e quem não se interessa por ela é mais fácil de ser enganado

Local onde foi construído o primeiro Cemitério de Lajes, hoje uma baia de cavalos.

Peças da antiga Usina de Algodão, hoje Casa de Cultura Popular

Estação Ferroviária

Caixa d'água ao lado da Estação Ferroviária

 Tamarineira no Centro de Lajes

Nenhum comentário:

Postar um comentário