segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

A SORTE DOS BURROS COMUNS NO INTERIOR DO NORDESTE

"Cara de jumento sofrido!" Certamente você já ouviu ou leu esta expressão, e parece que os bichinhos vivem com essa cara mesmo, os que ainda trabalham devido o cansaço, os outros pelo abandono; meros andarilhos a perambular pelas rodovias afora. Já cantou Luiz Gonzaga: "o jumento é nosso irmão." Embora em menor escala, os jumentos ainda têm sua serventia na zona rural do sertão, para aqueles que a aquisição de veículos motorizados ainda não foi possível.

Quantos garajaus de rapadura, caçoares de feira, barris com água, lenha para cozinhar, feixes de capim, carroças com pessoas e diversos tipos de produtos carregaste em tuas costas? Na Bíblia, até Jesus tu carregou, ainda bebê e depois adulto. E hoje? Quantos te agradaram e quantos te bateram para tu andar mais de pressa mesmo exausto? Fala meu irmão! Deixa de ser burro!

Sorte diferente teve o burro mulo (hibrido do cruzamento do cavalo com uma jumenta ou égua com um jumento). Este por ter maior porte e mais força, ainda tem um certo valor, tanto por carregar o homem mais rápido como por poder levar cargas mais pesadas, ainda sendo mais rústico que o cavalo.

Música: O Jumento é Nosso Irmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário