Visando a continuidade do coletivo teatral, o grupo de teatro da Escola Municipal Dr. Eloy de Souza (Lajes-RN) sob a coordenação do Professor Fábio Fernandes entra para o seu terceiro ano de existência ainda mais maduro, e tem como montagem principal a peça Mistérios da Rabeca, este trabalho segue a mesma pesquisa das matrizes populares, que desde sua fundação tem sido abordada em todos os espetáculos e esquetes já produzidas.
Este ano, o grupo visa a permanência entre os melhores grupos de teatro-escolar do Rio Grande do Norte e almeja representar bem a arte lajense nos eventos e festivais pelo estado. O FESTUERN 2015 é um dos mais esperados pelo grupo. Ano passado, nossos artistas conseguiram ser contemplados no circuito festuern e fez uma turnê nas cidades de Patú e Mossoró. E a continuidade das atividades visa também permanecer com o status de grupos mais influentes na arte teatral desenvolvida em escola.
Mistérios da Rabeca, divaga na pesquisa do sincretismo religioso à personagens importantes da história do Nordeste, é uma rica e misteriosa viagem pelas fábulas, contos e literaturas de cordéis do Nordeste brasileiro. Esta peça re-vive personagens como Lampião, Maria Bonita, Jararaca e explanam personas como Padre Cicero, São Pedro, Senhora Aparecida (imaculada), São Jorge entre outros personagens místicos das religiões africanas e de causos populares.
O objetivo deste trabalho é fortalecer a relação amistosa entre as demais crenças, fazer refletir o pensamento acerca das diferenças e promover um ambiente saudável onde todos podem conviver pacificamente com suas individualidades em meio ao abstrato pensamento social-coletivo.
Mistérios da Rabeca é baseado na re-leitura uma poesia do açuense Paulo Varela, que narra a chegada de Lampião e seu bando ao céu, este tiveram que confrontar-se com os santos e anjos armados. A trilha sonora parte de uma homenagem ao disco Jaraguá Mulungú de Cacau Arcoverde.
Contamos com o pensamento positivo de todos que nos acompanham durante esses três anos e esperamos representar bem por mais uma temporada nossa arte na terra do cabugi.
Viva o teatro popular!
Fonte: Eloy Cia Teatral
Nenhum comentário:
Postar um comentário