Aqui no nordeste é possível vermos aglomerações no meio da rua sem se tratar de brigas. No período junino duas brincadeiras tradicionais fazem a alegria de crianças e adultos: o pau de sebo e o quebra pote.
A primeira consiste em ensebar um poste de metal para que os aventureiros subam até no topo e peguem a recompensa, geralmente em dinheiro. A graça está em ver as tentativas frustradas dos concorrentes escorregando poste abaixo. Em alguns lugares os participantes passam cinza e areia no corpo para ficar menos escorregadio.
A segunda trata-se de encher um pote com baganas (antes colocavam um gato dentro) e pendura-lo, quem se habilitar a quebra-lo com uma paulada deve ter os olhos vendados e alguém o gira para dificultar o senso de direção do mesmo. Quando o soltam o pessoal fica gritando "aqui, pra direita, esquerda, em frente atrás"!" Na maior parte das vezes o pessoal dar as coordenadas erradas para que o participante bata em algo errado.
Ontem na Praça Getúlio Vargas teve essa brincadeira e a alegria foi uma só. Não registrei até o final porque fui para o Arraiá das Maricotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário