quarta-feira, 23 de outubro de 2019

A Casinha do João de Barro em Lajes

O João de Barro parece não ser um pássaro muito comum em Lajes. Nos meus trinta e quatro anos, só vi duas casinhas desta espécie por aqui, já os pássaros, se os vi, os confundi com o sabiá. A casinha da foto foi vista  próxima à Comunidade Mulungu.

Reprodução do joão-de-barro

O casal se reveza na construção do ninho, uma estrutura em formato de forno, com 17 a 30 centímetros de diâmetro e cerca de 20 centímetros altura, que normalmente pesa 5 quilos. Os materiais utilizados são o barro, a palha e o esterco fresco. Todos os anos constroem um ninho novo, mas às vezes podem reformar um antigo, dependendo da escassez dos materiais.

Os ninhos do joão-de-barro tem no seu interior uma alta temperatura, que lhes confere o nome forno tanto no nome científico Furnarius quanto no nome em espanhol hornero. A construção leva de 2 a 18 dias para ser concluído, conforme a disponibilidade de material.

Para entrar na casa é preciso passar por um corredor em forma de “L”, que leva a uma câmara onde a fêmea irá colocar seus ovos. Depois de pronto o ninho, eles forram a câmara incubadora com fibras vegetais, pelos, cerdas e penas.

A fêmea de joão-de-barro colocará de 3 a 4 ovos brancos. A incubação é realizada pelo casal, no entanto ela só inicia após a postura do terceiro ovo, levando de 14 a 18 dias. Ambos os pais alimentam os filhotes e os protegem contra invasores. Aos 14 dias de vida os pais estimulam os filhotes a cantarem. Aos 20 dias os filhotes deixam o ninho, mas os pais ainda os alimentam por mais alguns dias, até o inicio da próxima ninhada.

Informações retiradas de: https://casadospassaros.net/joao-de-barro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário