quarta-feira, 29 de julho de 2020

Foto Icônica - Tomaz Pereira, sua Esposa e um de Seus Sobrinhos Na Fazenda Cacimba de Cima

Contemporâneo de uma época em que a moral ainda valia como trunfo, não só o poder econômico. O agropecuarista Tomaz Pereira de Araújo, ficou na memória e no imaginário popular das regiões Seridó e Central do RN. Sua maior influência se deu na cidade de Cerro Corá, onde dar nome à principal praça da cidade e, a uma escola municipal. Em Lajes, sua fama de ser um homem de pulso forte, rico e de moral, se deu pela proximidade com a Fazenda Cacimba de Cima (hoje localizada no município de Fernando Pedroza), onde alguns lajenses foram trabalhadores seus, como: os saudosos Doutor do Cabugi e Nicolau.

A foto acima, pertence ao acervo de Sandro de Becil, atual proprietário da Fazenda Cacimba de Cima na imagem, vemos Tomaz Pereira com um Rifle, seu sobrinho com um revólver e uma peixeira, entre eles, a esposa de Tomaz Pereira. Nessa época, provavelmente finais dos anos 40 e início dos anos 50, possuir arma de fogo também era sinônimo de poder.

A foto abaixo, evidenciando o aspecto arquitetônico da Fazenda Cacimba de Cima, foi feita em 2014 pelo Historiador Cícero Lajes.

Aguardem matéria sobre a vida de Tomaz Pereira. 

7 comentários:

  1. Que maravilha, parabéns pelo acervo.
    Um avó que todos nos orgulhamos muito

    ResponderExcluir
  2. Tomaz Pereira faleceu em 1954. Portanto, a foto não é dos anos 60 ou 70. Sou bisneto dele e agradeço demais essa publicação, mas, ao citar datas, vocês deveriam pesquisar antes. Abraço

    ResponderExcluir
  3. A data não importa o que importa é a informação do blog que tem muita credibilidade.
    É esta resgatando o passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom sempre que podermos, lançarmos as datas corretas,elas nos norteiam atender algumas conjunturas. Em bora, o mais importante seja o fato. Obrigado pelo comentário e acesso.

      Excluir
  4. Parabéns ao blog pela publicação, sou bisneto de Tomaz Pereira. Só um adendo, esse foto deve ser meados do final da década de 40 e início da década de 50. Tomaz faleceu em 1954.

    ResponderExcluir
  5. Entrei em contato com Wallace, já o levei no túnel que fica na fazenda que era de seu bisavô. Querendo me passar alguma informação, me mande um zap para 996035473. Ou no Email: cicerolajes.blogspot.com

    ResponderExcluir