O Pau de Arara, foi um transporte adaptado para levar pessoas e mercadorias juntas. No começo, eram usados caminhões dos diversos tipos que rodavam no Nordeste brasileiro, especialmente na década de 40 e 50, quando eram comuns as viagens dos retirantes em busca de vida melhor no Sudeste, especialmente Rio e São Paulo.
Consistia em um carro com carroceria de madeira alta, coberto com uma lona, para evitar o sol e a chuva, com dois bancos de madeira, retos, posicionados nas laterais do lastro da carroceria. Com a modernização das leis de trânsito, e consequentemente as fiscalizações da PRF, fizeram os retirantes trocarem os paus de arara, por ônibus e similares. Hoje não se tem nem mais o fenômeno das "retiradas," apesar de conterrâneos nossos, ainda buscarem dias melhores em outras regiões. Aqui no sertão, ainda vemos Caminhonetes dos tipos F4000, D40, D10 e D20, adaptadas para pau de arara.
No sertão nordestino ele ainda persiste, mas está reduzido a cidades serranas, ou que tenham uma malha rodoviária precária, com muitos km de estrada de barro e sem BRs asfaltadas. Também se nota onde ainda há uma forte ligação entre as comunidades rurais com as cidades mais próximas. No sertão do Cabugi, ele praticamente se extinguiu. O último que vi ativo com as devidas características, foi em 2016 e, fazia o transporte dos feirantes, de Pelo Sinal para Lajes, justamente por uma estrada de barro. Quem tem procurado esse tipo de transporte é o turista, por questão de nostalgia, ou aventura mesmo.
E aí, na sua cidade ainda há pau de arara?
Fiz uso do pau de arara durante dois anos como transporte escolar.
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