segunda-feira, 28 de março de 2011

Cultura Nordestina: Cordel

 Foto: Cícero - Alunos do EEFOC e Abaeté do Cordel

Nesta sexta dia 05 de Março, o Escola Estadual Francisco de Oliveira Cabral (EEFOC) realizou um evento em virtude de seu aniversário que se aproxima (04/04/1989), na ocasião esteve em Lajes o cordelista Abaeté do Cordel, que falou sobre os temas abordados pelo cordel, ensinou a métrica do cordel e fez até rima para a cidade. Destaco também a equipe da Escola pois fizeram bonitas rimas. Segue abaixo alguns dados do cordelista e uma pequena entrevista:

Nome: Erivaldo Leite de Lima (Abaeté do Cordel)
Natural de: Sertânea, Pernambuco
Atributos: poeta, cordelista, escritor e compositor
Países com seus trabalhos: Portugal, França, Espanha, Estados Unidos e outros

Fonte: LIMA, Erivaldo Leite de. O Sistema Predador. Natal: Casa do Cordel RN, 2011

Porque Abaeté? "Por causa da rua onde eu moro em Natal. Ela se chama Abaeté e por isso me chamam assim."

Desde quando o senhor faz cordel? "Desde criança, mas profissionalmente fazem 5 anos e sobrevivo disso; a internet ajudou o cordel a se popularizar."

O cordel sofre preconceito no sudeste do país? "Eu acho que quem mais discrimina o cordel é o próprio nordestino, pois tem vergonha. Em São Paulo tem uma Universidade  que foi uma das primeiras a divulgar o cordel. Mas hoje já está mudando."

Quais são os temas preferidos pelo senhor? "Olha, agente não pode ficar preso a uma determinada coisa! Eu falo de educação meio ambiente, do sistema atual... Inclusive faço encomendas paras escolas, universidades, casamentos, aniversários..."

Lampião ainda é o tema que mais inspira os cordelistas? Os cordéis ainda falam muito de Lampião, mas hoje ele também divide espaço com o meio ambiente e a educação por exemplo."

Quando ouço falar que "as crianças de hoje são o futuro de amanhã", costumo dizer que se depender  de alguns que vemos por aí, estamos perdidos. O senhor concorda? "Olha, a gente tem que ter esperança né? O que mais tá faltando é a educação de casa. tem gente que tem instrução mas não tem educação, que tem curso superior mas não liga pra ninguém sabe?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário