segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

UM POUCO DA HISTÓRIA DE NOSSAS RUAS - VILA DE ALCINO

Vila de Alcino
Maleta que Alcino Carregava Dinheiro
 Laura e Dona Angelita: Neta e esposa de Alcino

O que a Rua Tabelião João Moreira Gomes, a Rua da Tração, a Vila de Alcino, a Rua do Marta e a Rua do Ginásio têm em comum? Isso mesmo, são uma só. Acompanhe abaixo uma pequena entrevista com a  simpática Angelita, esposa que conviveu 40 anos com Alcino!

Laura me falou que Alcino construiu casas naquela rua... -"Foi aquelas casas mais antigas ele construiu quase tudo 15 numa rua e sete noutra. Em 67 ou 68 o batalhão alugou aquelas casas."

Havia alguma construção fora aquele muro da rede ferroviária? -"Eu não lembro. Se tinha era só a casa de Francês, mas acho que não. Ele construiu até ali perto da casa de Françês. Também construiu umas na rua do comércio de Titico e na rua da rodagem."

Por que ele vendeu as casas? -"Porque chegava gente pra comprar, aí ele ia vendendo. Vendeu uma à Manoel Pedro na época da mineração de Raul Capitão, aí foi vendendo. naquele tempo aluguel não tinha futuro."

Como ele adquiriu o terreno? -"Ele comprou, ele trabalhou muito. Trabalhou na Serra do Mel; comprou minério de 75 à 83, carregava dinheiro numa maleta; fez casas em Picos no Piauí. Lembro que eu ia de fusca para Picos mais ele, mas não deu certo então ele vendeu."

Quando adolescente, eu gostava de tomar banho no açude de Caraúbas. uma imagem que guardo até hoje era a de seu Alcino deitado em uma rede no terreno dele no São Judas Tadeu. Ele gostava muito de lá não era? -"Gostava! o povo lutava pra comprar aquilo ali, ele morreu e não vendeu."

Naquelas imediações está praticamente uma rua...!  -"É, ele vendeu aqueles terrenos da frente." eu pensava que o terreno dele era só aquele próximo ao rio... -"Não o terreno da frente faz divisa com o terreno de Paulo Fernandes, eram 48 hectares." Laura  -"mas  ele não é completamente cercado." 

Quando ele faleceu? -"Em 30 de agosto de 2009, faria 82 anos em setembro. Morreu quando eu tava balançando ele numa rede poque ele tava muito cansado. Ele tava muito doente, com Ausaimer, cansaço, não podia mais trabalhar." Laura - "quando ele vendeu as ovelhas porque não podia mais cuidar delas, ele não quis ver a saída delas, foi para o meu quarto chorar."


Nenhum comentário:

Postar um comentário