quinta-feira, 3 de maio de 2012

3 DE MAIO - TRADICIONAL SUBIDA À SERRA DO FEITICEIRO

História: Os populares falam que no ano de 1903 um garoto que subiu a Serra acompanhando um rebanho de cabra, perdeu-se e foi achado morto 3 dias depois em uma pedra que chamaram de "Pedra do Anjo". O fato trágico atraiu a devoção dos populares que fizeram uma capela um pouco abaixo desta pedra, onde há décadas as pessoas sobem para realizar ou pagar promessas.

Hoje aconteceu a tradicional subida à Serra do Feiticeiro, que há alguns anos vem acontecendo implementado por passeio motociclístico e cavalgada. A subida do dia 03 de Maio é um evento que acontece independentemente do projeto realizado pela Escola Estadual Pedro II, e já é realizada há várias décadas pelos moradores da zona urbana e rural, como é o caso de Dona Socorro, moradora de Santa Izabel, zona rural de Lajes; contando também com a participação de pessoas de cidades vizinhas, principalmente Caiçara do Rio dos Ventos. Este ano a participação popular foi bem significativa, às duas horas da madrugada já se houviam fogos disparados da capela  por populares.

Sugestão: Alguns trechos da trilha precisa de um serviço de reparo pois estão bem acidentados, o que acaba provocando alguns escorregões. já que uma escadaria com corrimão seria um projeto audacioso e caro, sugiro que seja feito um pedido de licença ambiental junto ao IDEMA para a construção de alguns batentes nos pontos mais críticos (principalmente na última rampa de acesso à capela).


 Motociclistas de Lajes

 Cavalos da Cavalgada

 Base de apoio no começo no pé da serra

Velas acendidas na capela

Dona Socorro (moradora de Santa Izabel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário