domingo, 10 de junho de 2012

DEICOR REALIZA TREINAMENTO EM LAJES RN - CABUGI E SERRA DO FEITICEIRO

Por Ravardiere
"Policiais Civis do RN da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), realizaram treinamento no Pico do Cabugi e Serra do Feiticeiro. O treinamento é referente a sobrevivência na caatinga e patrulha rural."

Por Cícero
Quem esteve auxiliando o grupo foram os Trilheiros da Caatinga, desta vez composta por Leandro, Eudes e Cícero. 

CABUGI
A subida ao Cabugi foi realizada pela manhã a partir das hs 6: 20, atingimos o topo às hs 07: 40; iniciamos a decida às hs 08:30, atingindo à base das pedras em 25 minutos onde aproveitamos a sombra das plantas para repor as energias; depois de muita conversa animada iniciamos a descida da base das pedras para  o pé do Cabugi, em que gastamos 30 minutos para chegarmos na porteira da BR 304. Percorremos cerca de 4 Km (2 de subida e 2 de decida), com tempo nublado e clima agradável. 

SERRA DO FEITICEIRO
Depois do almoço na Churrascaria O Patuense, partimos para a Comunidade Boa Vista por volta das hs 13:00, onde deixamos os carros e percorremos cerca de 2 Km até o pé da serra; do pé da serra até à Capela da Divina Santa Cruz percorremos 480 metros, da Capela para os paredões (hs 15:00) e o acampamento, foram mais ou menos 1,5 Km de caminhada que terminou por volta das hs 16:00. Depois de armarmos as redes nos pés de catingueira, os agentes ensinaram uma receita prática de coroa de frade com kissuque aprendida com o Exército Brasileiro, explicaram que a coroa de frade ainda serve para cozinhar alimento dentro dela; por volta das hs 22:00 alguns acordaram e se surpreenderam com a hora achando que já era madrugada; muito vento fazia-nos pensar que as árvores seriam arrancadas e as redes iriam conosco dentro. Amanhecendo o dia iniciamos a decida às hs 5:30 e alcançamos Boa Vista dentro de uma hora de caminhada. Chegando em Lajes o grupo nos deixou em casa e partiram para Natal.

Agradecemos a todos os agentes que compunham este grupo de amigos e companheiros de profissão. Percebemos entre eles: respeito, amizade, superação física, companheirismo e trabalho em grupo!

Veja as fotos abaixo e no Blog Trilheiros da Caatinga (link ao lado)

CABUGI
 Subida ao Cabugi ("peito de moça")


 Uma pausa para recuperar o fôlego

 A partir daqui é só rocha

 Transição da escalada para caminhada


 Cuidado na decida
 Observe a paisagem

 Túnel de trilha verde

 Esse ponto onde tem umas juremas verdes acumula água

SERRA DO FEITICEIRO
 Capela da Divina Santa Cruz à  480m de caminhada a partir do pé da Serra

 No segundo Mirante da Serra

 tá boa mesmo, eu provei

 guardando coroa de frade

Ajeitando o acampamento

Hora de descer


Nenhum comentário:

Postar um comentário