sábado, 29 de setembro de 2012

AMENDOIM EM LAJES FOI DEMAIS!

UM MENINO JUNTO DOS OUTROS MENINOS
Poucas vezes eu tive ideia na minha vida que tenha dado tão certo, pois deias sempre tive e muitas, mas a execução delas sempre ficavam pelo caminho ou o resultado não era o esperado. O poeta Amendoim quebrou esse estigma abrilhantando o encerramento da CULTURARTE levando crianças, adolescentes e adultos ao riso e à reflexão. Esse artista popular é um dos últimos dos moicanos que não se renderá ao estrelismo das grandes produções ou das máscaras que a mídia coloca no artista brasileiro como a Globo faz com os seus, como é o caso de Renato Aragão.

À tarde quando íamos para o Eloy, a criançada na rua era só o que dizia: Amendoim!!!! Fruto do reconhecimento que o público teve com seus causos na abertura pela manhã e no encerramento à tarde. Onde ele vai faz questão de que o público conheça sua parte engraçada - é o caso do cordel "Briga de Lombriga" - mas também ouça a mensagem séria de críticas à nossa sociedade do consumo, da beleza física, da grandiosidade, enfim, da hipocrisia. Pode ter certeza de que ele vai voltar e vai revolucionar a literatura de cordel por aqui, tornando-a não só um produto de exposições em eventos culturais, mas de produção e leitura diária já que temos artistas locais com essa capacidade.

Mesmo vindo sem cobrar nada por seu espetáculo (a não ser uma quartinha de água e uma calçada pra dormir), fazer qualquer esforço no sentido de produzir cultura requer uma logística que depende de parcerias, por isso agradeço de coração a contribuição logística de: Irene Martins, Lena, Dona Nega, Sheila, e os motoristas Cícero e Anailson, além do artista Amendoim e seus pupilos: Rafael Lemos e Jefferson.

Ao público presente espero que tenha correspondido às suas espectativas, pois teve leitores deste blog que estiveram lá principalmente para ver nosso cordelista: Maria Alves, Karina, Leandro Souza, João Augusto, José Eudes, entre tantos.

Aos blogueiros Brother Washington e Adomilson (professor) pela cobertura e divulgação dos trabalhos. Adomilson se mostrou um grande entusiasta da Literatura de Cordel, comprando cinco de uma só vez.

VÍDEOS: Estarei passando os vídeos da apresentação de Amendoim para o Youtube e logo depois postarei no blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário