quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ESCOLA PEDRO II NO II SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO


Retirado do Blog do Professor Renier
Esta semana, durante os dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2012, nós da Escola Estadual Pedro II participamos do II SENACEM, nas dependências da UERN em Mossoró, Rio Grande do Norte.O seminário teve como tema central: “Profissão docente, currículo e novas tecnologias.” Um rico evento que colocou em pauta durante suas mesas redondas, conferências, grupos de discussão e minicursos os temas de maior relevância atual para esta etapa final da educação básica que é o ensino médio.

CULTURA ATÉ NOS MOMENTOS DE LAZER

Entre os intervalos da programação científica, os professores do Pedro II elaboraram programações culturais para os estudantes, como a visita ao Memorial da Resistência, que conta-nos a história do cangaceiro Lampião em Mossoró, a visita a Igreja de são Vicente (patrimônio histórico que guarda as marcas do conflito entre os cangaceiros e os mossoroenses) e à noite uma sessão de cinema no West Shopping, com o filme “Gonzaga - de pai para filho” que narra a história de Luiz Gonzaga, o rei do baião e seu filho Gonzaguinha.

ESCOLA PEDRO II, PIONEIRA MAIS UMA VEZ

A Escola Estadual Pedro II mais uma vez se destaca pelo pioneirismo de suas ações. Foi a única escola brasileira presente no II Seminário Nacional do Ensino Médio a levar uma caravana com representantes de cada setor da escola: professores, estudantes, biblioteca, administração e secretaria.  Este fato foi muito elogiado pela professora Dra. Aliete Bormann, subcoordenadora do Ensino Médio estadual, que em suas palavras disse que o Pedro II serve de modelo para as demais escolas do estado do RN, já que algumas escolas não tinham sequer um participante neste tão grande evento, e elogiou o pioneirismo da atual gestão da escola, nas pessoas do professor Marcílio Moreira e do Professor Marcos Antônio Nunes.

Os nossos estudantes foram muito elogiados pela ativa participação e disciplina durante todo o evento, destacando-se nos minicursos que fizeram. Uma das professoras ministrantes do minicurso “Políticas públicas para o ensino médio e expectativas de aprendizagem no RN”a profa. Especialista Regina Alves Costa disse-nos que o nível de discussão desses alunos do Pedro II é um nível acadêmico, muito impressionada com as colocações inteligentes do atual presidente do grêmio da escola, o estudante Francisco Paulo da Silva (Paulinho) e dos demais estudantes presentes no minicurso.
Durante o evento, a professora Vitória Silva Paiva apresentou o trabalho “A disciplina optativa TIC e o perfil do estudante de ensino médio inovador” situando a escola Pedro II no contexto nacional de pesquisa científica, já que o seminário, por ser nacional, contava com pessoas dos diversos estados brasileiros e inclusive com professores estrangeiros.
O II SENACEM trouxe reflexões preciosas aos nossos docentes e discentes, amadurecimento científico e muita vontade de continuar inovando, fazendo a diferença na educação brasileira de ensino médio. Cada participante da Escola Pedro II deixou sua marca onde passou durante este evento, elevando assim o nome desta instituição de ensino compromissada com a aprendizagem significativa.

MAIS FOTOS:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário