terça-feira, 12 de março de 2013

A LUTA DO SERTANEJO PARA MANTER SEU REBANHO

Em todo o Nordeste há pessoas de "colarinho branco" se beneficiando da "Indústria da Seca", enquanto que o verdadeiro sertanejo se rebola como pode à moda tradicional: queima de macambira e xique-xique, corte de palma e capim, apanhando algaroba, buscando água à quilômetros de distância, etc. abaixo, mostro uma parte das atividades desenvolvidas por meu sogro: Chico Pedra Preta, na luta para escapar seu pequeno rebanho.
Jumento com o famoso Caçoar

Em busca do tesouro: água

Cacimbão na fazenda vizinha

O esforço é inevitável

Seu maior ajudante na espera pacientemente para cumprir sua função

Água no fundo do cacimbão

Água para os caprinos  

Capim para os ovinos 

Mãe e filho no mais puro ato maternal feminino

2 comentários:

  1. Rapaz vc ... fala de coisas e mostra ações do dia-dia que eu já havia esquecido a tempo ! Ou imaginava, que não existia mais, embora duvidasse um pouco. Passei por perto disso, vi muito isso ! Fiz um pouco ainda ! Vc tem perfil para escritor nordestino ou historiador , nordestino também ! Transmite um grande valor e uma grande emoção nessas fotos e nos seus comentários. Legal ver isso tudo dessa ótica ! A ótica da verdade.

    ResponderExcluir
  2. Chico Pedra Preta é o seu sogro !!!??? Bem vindo a família ! Ô mundo pequeno ! Pergunta a ele e a esposa dele, se conhece um cabra chamado Abrantes Luiz ! Pergunte por favor ! Se vc tiver face vou lhe enviar um convite ok !?

    ResponderExcluir