sábado, 11 de maio de 2013

'Carinho' e 'banho' com tubarões lixa são atrações de aquário em Natal

Do G1
Aquário Natal é o único do país que deixa a pessoa passar a mão no bicho. E, já na próxima semana, visitantes também poderão mergulhar com eles.
Aquário Natal possui tanque de mergulho com cinco tubarões da espécie lixa (Foto: Flávio Marcato)Aquário Natal possui tanque de mergulho com cinco tubarões da espécie lixa (Foto: Flávio Marcato)
Há mais de dez anos turistas do mundo todo visitam o Aquário Natal, na capital potiguar, em busca de algo que pouca gente tem a oportunidade e coragem de fazer: acariciar um tubarão vivo. Contudo, a experiência está prestes a se tornar ainda mais emocionante. A partir da próxima terça-feira (14) também será possível mergulhar com eles.
Ana Paula Duarte saiu de Brasília para passar a mão num tubarão em Natal (Foto: Henrique Dovalle/G1)

No tanque de toque, onde os visitantes podem passar as mãos pelo dorso do animal, a atração é um tubarão da espécie lixa (Ginglymostoma cirratum) com quase dois metros de comprimento. No tanque de mergulho, são cinco deles. O menor é um macho com 1 metro e 80 centímetros. Os demais são fêmeas. A maior, tem quase 3 metros da cabeça à cauda.

“É muito louco. Parece uma lixa de unha”, disse a secretária executiva Ana Paula Duarte, que saiu de Brasília para passar férias em Natal. A sensação que ela sentiu ao passar a mão no tubarão explica o nome do bicho. Segundo o biólogo Douglas Brandão, um dos proprietários do aquário, “a espécie recebeu esta denominação justamente porque, além de ter um corpo chato, a pela é muito áspera. “Parece que estou alisando o asfalto”, concordou o matemático carioca Rogério Simplício.

Eu também tive esse prazer em uma viagem da Professora Lucimar

Nenhum comentário:

Postar um comentário