sexta-feira, 3 de maio de 2013

POPULAÇÃO FAZ TRADICIONAL SUBIDA À SERRA DO FEITICEIRO

A tradicional subida à Capela da Divina Santa Cruz na Serra do Feiticeiro, no dia 3 de Maio, foi bastante movimentada este ano. Talvez mais do que em anos anteriores, haviam populares de toda a região. A tradição que começou com um fato trágico, hoje acontece tanto por motivos religiosos (fazedores e pagadores de promessas), como pelo turismo ecológico, pedagógico e de aventura.

Uma tradição ainda persiste: alguns populares ainda vêm a pé da cidade de Lajes para a capela e voltam a pé também. Hoje com a facilidade dos transportes, essas pessoas têm diminuído mas ainda persistem. A vinda inicia-se de madrugada e a volta pela manhã.

Entenda: Os populares afirmam que um menino de 3 anos de idade por nome de José Alexandrino, perdeu-se ao subir a Serra acompanhando um rebanho de cabras no ano de 1903 (há 110 anos); o menino foi encontrado 3 dias depois deitado em uma rocha, seu corpo já estava em estado de putrefação, o mesmo estava com uma pedrinha na mão. Anos depois populares construíram uma capela há 653 metros de altura pela trilha atual, que fica mais ou menos 100 M abaixo da rocha onde encontraram José Alexandrino, desde então o local virou ponto de peregrinação e curiosidade.

Muitos idosos - Os idosos são um número muito grande e geralmente são motivados pela fé. Encontramos vários pelo caminho alegres e determinados a chegarem na capela.

Reclamações - Muitos populares reclamaram do estado em que encontra-se a trilha, alguns pontos oferecem perigo de torções nos tornozelos e quedas, e estas geralmente acontecem, eu presenciei várias.

Solução - Todos os entrevistados eram enfáticos e concordaram comigo e com outros populares: "uma escadaria na trilha seria muito útil para os idosos e crianças." Isso iria diminuir o tempo de subida e decida e iria evitar os escorregões e quedas, além de atrair mais pessoas.
Populares descendo enquanto subíamos

Oseni (66 anos) e Pastilha (65 anos)

Na falta de batentes e corrimão, o pessoal se apoia na parede de barro

Severino, avô de meus amigos Marcos e Neto, subiu no dia de seu aniversário: 75 anos

Helena e seu filho Tico também concluíram a subida

Oseni e Pastilha chegam na Capela

Meu amigo Júnior Barbosa ainda com a farda da Mineradora Nosso Senhor do Bomfim

Barraca de frutas e bolos distribuídos pela Secretaria de Agricultura

Vaqueiros aguardando a cavalgada que partiu de Lajes

Também foi disponibilizado uma ambulância e uma enfermeira. O transporte chegou por volta das 8:30 horas, e até minha saída (10:10 horas) ela não havia sido acionada.


Comitiva de Caiçara do Rio dos Ventos

Escadaria em Carnaúba dos Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário