segunda-feira, 14 de outubro de 2013

TRILHEIROS DA CAATINGA NO TÚNEL E CAVERNA DA ARARA

Juntamente com o grupo de turismo Camaleão Expedições, fomos no sábado, 12 de outubro até o Túnel da Arara e a Caverna do Apertado, localizados na propriedade de nosso amigo Carlos, filho do saudoso Ozildo Pereira e neto do ex prefeito Pereira Primo. Esta Fazenda já pertenceu ao lendário Tomaz Pereira que também era proprietário de Cacimba de Cima, no tempo em que o Coronelismo ditava as regras da política e da (in) "justiça" no Nordeste.

O túnel foi escavado pela empresa construtora de redes ferroviárias The Great in The Western, para dar passagem ao trem que ligaria Lajes à Cerro Corá/Caicó, mas que nunca foi concluída deixando para trás vestígios do que em outrora simbolizava o progresso dessa nação. A caverna é uma formação natural localizada no meio de um cerrote a mais ou menos 10 metros de altura no pé da parede do Açude do Apertado, por isso o nome Caverna do Apertado.

Saímos de Lajes às 14:00 horas e retornamos às noite às 18:20. Na trilha percorremos o leito do Açude do Apertado totalmente seco com a exceção de uma cacimba escavada para saciar as sede dos animais; depois percorremos 1km subindo uma serra para chegarmos ao túnel de 100 m de extensão; voltamos do túnel por uma trilha ainda desconhecida por nós mas que eu tinha certeza onde iria dar, e o grupo confiou; na caverna  subimos e entramos todos nós e ainda caberia mais umas 20 pessoas e quando descemos o sol já havia se escondido em procura do Oriente.

TRILHEIROS DA CAATINGA:
LEANDRO: (84) 98 51 00 22
EUDES: (84) 96 00 16 59
J. aUGUSTO: (84) 96 14 46 30
CÍCERO: (84) 96 03 54 73

Caverna do Apertado

Nenhum comentário:

Postar um comentário