quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

1ª CHUVA DE 2014 EM LAJES RN, 30/01

Hoje o lajense acordou mais feliz, os que ainda estão dormindo (postagem escrita às 06:30 horas) acordarão surpresos. Sem desfazer da natureza, mas salientamos que há conterrâneos nossos nascidos há 3 anos que ainda não viram açude sangrar. A EMPARN já adiantou que a previsão é pessimista, com inverno abaixo do normal para este ano, mas sabemos que para as condições mudarem, basta mudar o clima nos oceanos ou em regiões próximas ao Nordeste, assim como outro lugar bem distante: no pacífico, alterações no fenômeno El Niño.

O que é El Niño
É um fenômeno climático, de caráter atmosférico-oceânico, em que ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. As causas deste fenômeno ainda não são bem conhecidas pelos especialistas em clima.

Este fenômeno costuma alterar vários fatores climáticos regionais e globais como, por exemplo, índices pluviométricos (em regiões tropicais de latitudes médias), padrões de vento e deslocamento de massas de ar. O período de duração do El Niño varia entre 10 e 18 meses e ele acontece de forma irregular (em intervalos de 2 a 7 anos).



Um comentário: