terça-feira, 29 de abril de 2014

BORBOLETA ANDORINHA REI OU CAIXÃO DE DEFUNTO - INFORMAÇÕES

Borboleta que fotografei no quintal de minha casa.
Reino: Animalia Filo: Arthropoda Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera 
Família: Papilionidae 
Gênero: Papilio 
Especie: P. thoas 
Nome científico: Papilio thoas 

DESCRIÇÃO
A Andorinha Rei, conhecida Como Borboleta-caixão-de-defunto. É uma borboleta da Família Papilionidae. 

Envergadura de suas asas normalmente atinge 13 centímetros. Agitada, mesmo quando pousa em algum Lugar continua a bater asas. Uma das curiosidades, ainda em sua fase lagarta, no que diz respeito a ameaças que sofre e das das quais se livra de forma singular. 

Quando se sente ameaçada, ela costuma repelir o invasor com a secreção de substâncias de odor indesejável, produzido por hum órgão específico, o osmetério (localizado no dorso de seu primeiro segmento torácico, é considerado hum Órgão de Defesa). Depois desta fase, ela cresce e vira pupa. Desta forma, fica vários dias protegida dentro de hum casulo, mas com hum detalhe: sem comer. Quando o casulo se rompe, eis uma forma de Beleza borboleta. 

Alimentação 
Larvas se alimentam de plantas da família citrino, Rutaceae. Os adultos se alimentam de néctar de Laranja, Caesalpinia e Bougainvillea entre outras espécies. 

Reprodução 
Os ovos são postos sobre vegetais. Pode ser um capeba, um pariparoba, o cipó-de-cobra ou plantas cítricas. E a razão e simples: em sua fase lagarta, ela alimenta-se das folhas dessas plantas. Na aparência, lembra fezes de Pássaros. 

Habitat e Distribuição Geográfica 
Vive nas matas, geralmente em regiões ensolaradas. Pode ser encontrada nos Estados Unidos e México, algumas são encontradas na América do Sul. 

Especie muito comum no Brasil, e vista o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário