terça-feira, 27 de maio de 2014

ENCONTRO COM UMA COBRA CEGA / COBRA DE DUAS CABEÇAS / INFORMAÇÕES

Em visita ao Rio Boqueirão neste 27/05/2014, pela manhã, Leandro Souza encontrou uma cobra cega, ou cobra de duas cabeças. Quando vi o animal confesso que não resisti, tive que segurá-lo para fazer um foto e depois soltá-la. é um animal que apesar de ser pequeno tem bastante forte, ele retorce todo e a impressão que dar é que ele vai partir-se ao meio.
Informações importantes:
 Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: 
Squamata
Família: 
Amphisbaenidae
Género: Amphisbaena 
Espécie: A. alba
Nome científico: Amphisbaena albaNome vulgarCobra-cega
Nome em inglês: White-bellied wormlizard
Foto de Leandro Souza
...Neste caso, que não representa qualquer aberração genética, o animal teria uma cabeça anterior e outra posterior. Claro que isso não é verdade. O fato é que a natureza dotou esses répteis de uma cauda curta, arredondada e muito parecida com uma segunda cabeça.
Assim como muitas pessoas, outros animais, incluindo os predadores em potencial, podem confundir a cauda com a cabeça.
Descrição 
O corpo, coberto de pequenas escamas com sulcos longitudinais e transversais; tem uma coloração que varia de branco e bege-escuro. Atinge 60 cm de comprimento e tem forte musculatura.

Quando molestados, os anfisbenídeos movimentam a cauda como se fosse uma cabeça, chamando ainda mais a atenção do predador. Se tiver de ser atacado, é melhor que isso ocorra na cauda e não na cabeça.
Na verdade, os anfisbenídeos são incluídos no grupo dos lagartos. Como as serpentes, evoluíram a partir de lagartos que viveram a vários milhões de anos atrás e se adaptaram a uma vida subterrânea. Por isso, têm o corpo roliço, alongado e sem patas.
Ao contrário da maioria das serpentes, que voltaram a viver sobre a terra, as cobras de duas cabeças continuaram apresentando hábitos subterrâneos. São escavadores eficientes, cujo crânio fortemente ossificado é extremamente resistente para forçar a terra quando estão abrindo galerias subterrâneas. Podem viver uns 20 anos.

Alinentação 
Pequenos invertebrados, incluindo artrópodes, larvas de cupins e outros insetos.
Carnívoros, em cativeiro alimentam-se de insetos e recém-nascidos de camundongo. 

Reprodução
 
São répteis ovíparos cuja biologia reprodutiva ainda é muito pouco conhecida, mas sabe-se que põe de 2 a 8 ovos sob o solo. 


Distribuição geográfica
 
Vivem na América do sul habitando áreas de florestas e planícies, sob o solo, podendo ser encontradas em cerrados e campos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário