quinta-feira, 26 de junho de 2014

ENCONTRO COM UM BICO DOCE- INFORMAÇÕES

Especialmente para vc que vem acompanhando as postagens sobre a fauna e flora de Lajes, eis mais um belo exemplar de nossa fauna. Um dos lagartos mais bonitos que temos e também não muito comum de se vê apesar de não estar ameaçado de extinção. (Cícero Lajes)

Informações:

Ordem: Squamata

Família: Teiidae

Nome popular: Bico-doce

Nome em inglês: Jungle runner

Nome científico: Ameiva ameiva

Distribuição geográfica: Do Panamá até o sul do Brasil e norte da Argentina

Habitat: matas e cerrados, sendo comum em áreas alteradas pela ação do homem

Hábitos alimentares: Onívoro, se alimentando desde insetos até vegetais

Reprodução: 2 a 6 ovos por postura, que eclodem entre 60 e 90 dias de incubação

Período de vida: de 5 a 10 anos.

Conhecido entre os cientistas como Ameiva ameiva, trata-se de um lagarto de médio porte que pode alcançar 55 centímetros de comprimento total. Espécie ainda comum pode ser encontrada no Panamá e em quase toda a América do Sul. Adapta-se bem em qualquer local com vegetação aberta, inclusive em clareiras de mata.

Em alguns lugares recebe o nome de calango-verde ou jacarepinima. Rápido em seus movimentos procura manter-se escondido junto à folhagem, camuflando-se bem graças ao colorido com mesclas de castanho, creme, verde e tons azulados. Possui hábitos diurnos e terrícolas, ou seja, prefere ficar no chão, evitando subir em árvores e arbustos. Passa a maior parte do dia aquecendo-se ao sol, pois depende disso para elevar a sua temperatura corpórea que, facilmente, pode chegar a 35°C.

Também gasta um bom tempo procurando alimento e, nessas horas, sai esgaravatando o folhiço com o focinho pontudo. Foi provavelmente daí que lhe veio o nome de bico-doce, pois ele vai “metendo o bico” aqui e acolá em busca de comida. Onívoro generalista, come de tudo um pouco, desde insetos e aranhas até ovos e vegetais. Quando necessário, persegue a sua presa com grande eficiência.

Ao final de cada refeição, tem o curioso hábito de limpar a boca raspando-a contra alguma superfície resistente. Entre os seus principais predadores estão várias serpentes, o lagarto teiú e certos gaviões.

Como ocorre com a maioria dos lagartos, na época do acasalamento, o macho persegue a fêmea e quando a alcança, posiciona-se sobre ela, mordendo a sua região nucal. Algumas semanas após o acasalamento, a fêmea deposita entre 2 e 6 ovos no meio do folhiço. Se tudo correr bem, os filhotes nascerão após cerca de dois a três meses de incubação.
FundaçãoParque Zoológico de São Paulo
Setor de Répteis
Texto de Flávio de Barros Molina,
Atualizado por Cybele Sabino Lisboa - Bióloga aprimoranda

Fonte das informações: http://www.zoologico.sp.gov.br/repteis/bicodoce.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário