quinta-feira, 19 de junho de 2014

ENCONTRO COM UM PEBA - INFORMAÇÕES

 Hoje um peba apareceu na estrada. Imediatamente desci do carro e corri atrás do bicho, após admirá-lo e fazer algumas fotos devolvi o bichinho na natureza. Ele pesava cerca de 2,5 kg e estava com alguns carrapatos, o mesmo que se hospeda nos cachorros.
 Informações:

Tatu-peba(Euphractus sexcinctus); Fauna do Rio Grande do Norte.

O Tatu-peba (Euphractus sexcinctus) pode pesar cerca de 5 kg e apresenta placas grossas e grandes na cabeça e dorso. caracterizam-se pela presença de pelos bem desenvolvidos no corpo e 6 a 8 cintas móveis na região dorsal. a cabeça é cônica,as orelhas largas e a cauda grande. a coloração geral é pardo-amarelada. alimenta-se de raízes, vermes, frutos, insetos, pequenos vertebrados e animais mortos. Como comem restos de animais são chamados de papa-defuntos ou aiva, que em tupi guarani significa tatu ruim, ou que não serve para ser comido. As fêmeas podem ter dois filhotes por vez. Vive nas restingas e nas bordas da mata, podendo ser visto próximo a áreas alagadas. Abriga-se em tocas que cava na terra com suas fortes garras.

BIBLIOGRAFIA:
REIS, dos R. R.; PERACCHI, A. L.; PEDRO, W. A.; LIMA, de I. P.Mamíferos do Brasil. Londrina, 2006.
 Paiva,Melquíades Pinto&Campos,Eduardo. Fauna do Nordeste do Brasil: conhecimento científico e popular. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil,1995.

 Depois das fotos eu soltei o tatu peba novamente na mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário