terça-feira, 14 de outubro de 2014

VAQUEIRO GERALDO RAPOSA SERÁ TEMA DE LIVRO COM LANÇAMENTO NACIONAL

 
Personagem do Curta metragem Aboio, gravado em Lajes, ( em breve lançamento), Vaqueiro Geraldo Raposa de 88 anos de idade, será tema de livro que aborda os tipos humanos brasileiros.

O vaqueiro lajense, teve suas imagens capitadas pelo fotografo carioca Ratão Diniz, durante as gravações do Curta Aboio em Maio deste ano. Ratão Diniz é o fotografo oficial do projeto Revelando os Brasis que executa a realização dos filmes em todo o Brasil.

Ao chegar no Rio de janeiro, o fotografo carioca teve 11 fotos selecionadas para a edição do livro com lançamento nacional previsto para novembro no Rio de Janeiro, chamado Imagens do Povo. Entre as fotos escolhidas está a do vaqueiro Geraldo Raposa, personagem do curta Aboio.

Esta é a segunda edição do livro Imagens do Povo, produzido e organizado por um coletivo de fotógrafos independentes do Rio de Janeiro.

O Programa Imagens do Povo é um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho. É também um espaço aberto destinado à apresentação e discussão da produção fotográfica contemporânea. Criado pelo Observatório de Favelas, alia a técnica fotográfica às questões sociais, registrando o cotidiano das favelas através de uma percepção crítica, que leve em conta o respeito aos direitos humanos e à cultura local.

Criado pelo fotógrafo João Roberto Ripper, em 2004, como parte do programa sócio-pedagógico do Observatório de Favelas, o Imagens do Povo tem como principais projetos: a Agência Escola, a Escola de Fotógrafos Populares, o Banco de Imagens, o Curso de Formação em Educadores da Fotografia, as Oficinas de Fotografia Artesanal (pinhole) e a Galeria 535.
Texto do jornalista Tárcio Araújo
Foto: Ratão Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário