quinta-feira, 18 de junho de 2015

CPRM inicia atividades do Projeto ARIM Seridó

Visita a Cava da Mina de Ouro São Francisco (Projeto Borborema)
A CPRM deu início aos trabalhos de campo do projeto ARIM (Área de Relevante Interesse Mineral) do Seridó. A iniciativa está inserida dentro da Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil, contemplado no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal. O intuito é estimular e estudar a produção mineral do país.


Essa primeira etapa de campo teve atividades realizadas nas regiões Seridó e Médio Oeste do Rio Grande do Norte (RN), onde foram executados trabalhos de levantamentos de perfis geológicos nos domínios dos municípios de Currais Novos, São Vicente, Florânia, Jucurutu, Cruzeta, Parelhas, Campo Grande, Cerro Corá e Bodó. 


  
Sulfetação a base de calcopirita e pirita em nível de rocha
calcissilicática na mina Brejuí (Currais Novos-RN)
A equipe da CPRM também realizou visitas as minas, depósitos e ocorrências minerais nos distritos mineiros de Brejuí (W), São Francisco (Au), Saquinho (Fe) e Cafuca – Galo (W-Mo). Houve ainda apoio das empresas de Mineração Tomaz Salustino, Crusader e SUSA.


Inicialmente as atividades ajudaram na homogeneização da equipe do projeto sobre o conhecimento geológico da área de estudo e coleta de amostras nos distritos mineiros para realização de análises de litogeoquímica, petrografica e geocronológica. Também foram feitos levantamentos de perfis e seções estratigráficas.

Participaram dos trabalhos de campo os pesquisadores Evandro Klein (chefe da Divisão de Geologia Econômica-DIGECO-), Vladimir Cruz de Medeiros (COEX-DGM/DIGEOB), Geysson Lages (Supervisor da GEREMI/SUREG-RE), Rogério Cavalcante (Chefe de Projeto), Alan Costa, Alexandre Ranier, Andre Cunha, Andre Spisila, Rafael Bittencourt e Jucieny Barros da Crusader, Companhia de Mineração.

A próxima etapa de campo acontece em julho e contará com a atuação da equipe do projeto em três temas distintos de pesquisa: integração geofísica geológica; controle estrutural e/ou hidrotermal das principais mineralizações e controle estrutural/estratigráfico nos distritos mineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário