sexta-feira, 31 de julho de 2015

TAMARINEIRA EM LAJES E BAOBÁ EM NÍSIA FLORESTA: DOIS PATRIMÔNIOS, DUAS REALIDADES


Há quem diga que a tamarineira localizada próxima à estação é mais antiga que a própria emancipação política da cidade. Quando foi vereador, o professor Canindé Rocha aprovou um projeto de lei que a torna patrimônio da cidade, portanto fica a cargo do poder público os cuidados com sua preservação.

Assim como acontece com o Baobá em Nísia Floresta gostaria de ver esta Tamarineira cercada e com uma placa com alguns dados deste símbolo de Lajes . Pelo que vemos trata-se de uma planta bastante judiada, até certo tempo encontrava-se pedaços de paus, chinelos e outras coisas que o povo jogava para derrubar os frutos enganchadas em seus galhos.

Segundo familiares a tamarineira foi plantada por Luíza Barbosa que era detentora do terreno antes de vendê-lo para a RFFSA, indo morar no Alto da Beleza. É preciso tomar cuidado porque do jeito que vêm tratando o patrimônio histórico e cultural da cidade não me admira se passarem o motor serra nela.

Nas proximidades da mesma há uma cigarreira (bar), acredito que deva haver uma negociação com o proprietário para relocação do seu comércio ou até mesmo indenizá-lo.

Baobá em Nísia Floresta - Foto:www.brasilrn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário