quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

TODO BINGO DE INTERIOR TEM...

No interior do Brasil, especificamente no meu Nordeste, realidade que conheço, os bingos são uma atração a parte. Seja um festival solidário em prol de alguma instituição filantrópica, alguém doente ou festivais de prêmios das prefeituras... alguns gestos se repetem em todos e se tornam culturais. Listamos alguns dos gestos abaixo, vista por este blogueiro nos diversos bingos dos quais participei.

* Políticos no palco. Para político, palco e palanque é uma coisa só, é muita gente reunida e é bom ficar visível (herança das campanhas eleitorais) mesmo que não tenha doado nenhuma premiação pega carona nas fotos?!

* Locutor empolgado que transforma o bingo em um comício.

* Locutor trapalhão. Errar é humano mas há quem faça das trapalhadas um ofício.

* A batata na boca. As vezes por problemas no som ou de dicção mesmo, alguns números de sons parecidos saem idênticos, o que faz com que o marcador diga para o locutor: "tire a batata da boca!"

As vaias. Não tem jeito, qualquer erro do locutor é sucedido de uma tremenda vaia, mesmo após o pedido de desculpas.

* Apelido das pedras. Além da palavra de rombo para os números redondos, outras pedras têm apelidos: 1 (começou o jogo), 11 (a camisa do baixinho / Romário), 22 (dois patinhos na lagoa), 51 (uma boa ideia), terminou o jogo, 75 (terminou o jogo).

O adivinhão. Sempre tem aquele marcador que acerta três ou quatro pedras seguidas.

O esquecido. Não necessariamente isso, a repetição de números em cada chamada faz com que sempre tenha aquele que pergunta: "a pedra tal já saiu?"

O atrasado. Aquele que chega correndo no local do evento, quando o locutor chamou a primeira pedra ele vinha no meio do caminho.

* O apressado. O locutor mal chama uma pedra e o cara fica atazanando, "bora macho! Desenrola que ainda quero assistir a novela!"

* Coração de mãe. Copiando o ditado "coração de mãe sempre cabe mais um", também observamos aquele marcador com 5 cartelas nas mãos. é a dele, a do vizinho idoso, é a da mãe, é da do irmão, a do parente da fazenda...

* A pedra que some. Algumas pedras parecem se esconder no globo, em 5 chamadas saem uma vez só e tchau.

* Cartelas picadas. Pode haver 10 lixeiras no recinto, mas já é cultural terminar o bingo e geral picar a cartela e jogar na rua. Nesse caso é falta de educação mesmo.

* Caneta compartilhada. Esquecer de levar a caneta ou perdê la no trajeto até a praça, acompanha algumas pessoas. Resultado: duas ou três pessoas compartilhando a mesma caneta. Pense num aperreio!

 * O chato. Se sair a 50 ele diz, "tenho a 49", se ele acertar uma pedra se acha um gênio, é aquele que não se cala um minuto, somente para ouvir a pedra que vai ser chamada.

* Passou batido. Esse está ficando mais escasso devido o medo da vaia, mas de vez em quando ainda há um guerreiro para ir conferir a cartela e não ter a boa ou marcado uma pedra que não saiu.

*Armei mas acabou. Essa vivi na pele. Ao se aproximar do palco faltando duas pedras o locutor chama uma que o cidadão arma mas é a boa de alguém! É frustração!

Quais outros  tipos você identifica? Comente!

Um comentário:

  1. nesse ultimo bingo: "Armei, mas acabou". kkkkkkk
    "O chato" também.
    Minhas cartelas eu sempre levo pra casa.

    ResponderExcluir